Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de agosto de 2013

QUEIMADA PODE NÃO TER SIDO A CAUSA DO APAGÃO NO NORDESTE

É 'precipitado' atribuir apagão a queimada no Piauí, afirma Ibama
Funcionário diz que só laudo técnico pode identificar causa do blecaute que afetou Nordeste e PR
Especialista afirma que causa pode ter sido outra, mas investigação para determiná-la ainda pode demorar
(YALA SENA)COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM TERESINA
Um dia após o Planalto atribuir o apagão que atingiu anteontem o Nordeste e parte do Paraná a uma queimada no interior do Piauí, o Ibama no Estado disse ontem que a conclusão é "precipitada".

Segundo o superintendente do órgão ambiental federal no Piauí, Manoel Castro, só um laudo técnico poderá vincular o incêndio ao blecaute.

Anteontem, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que a origem do problema foi um incêndio em uma fazenda em Canto do Buriti (PI) que atingiu linhas de transmissão que interligam os sistemas Sudeste/Centro-Oeste com o Nordeste.
As declarações de Lobão se basearam em informações do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), afirmou o ministério.

De acordo com o Ibama no Piauí, o incêndio foi pequeno e nem chegou a ser registrado no satélite que identifica pontos de fogo no Estado.
O órgão trabalha com três hipóteses para a origem do fogo: ação criminosa de caçadores de animais, queimadas para limpeza de terrenos e fogo incidental. Um laudo deve ficar pronto em 30 dias.

A fazenda Santa Clara, origem do fogo, é área-símbolo do fracasso do projeto de "biodiesel social" das gestões do PT no Planalto, conforme revelou a Folha anteontem.
Ali o governo Lula anunciou, em 2005, projeto de produção de mamona por agricultores familiares, matéria-prima que abasteceria usina de produção de biodiesel.
A empresa responsável abandonou o projeto em razão da baixa produtividade da mamona.
Novos focos de fogo atingiram a fazenda ontem, mas foram controlados.

CURTO-CIRCUITO

Para o professor de engenharia elétrica da Coppe/UFJR, Djalma Falcão, um curto-circuito em linhas de transmissão causado pelo calor é um fato que pode ocorrer normalmente. O que não pode acontecer é isso levar ao desligamento de todo um sistema que atende vários Estados.

Segundo ele, o desligamento total do abastecimento que o Nordeste recebe do Sistema Interligado Nacional pode indicar que houve outra causa, mas que pode demorar para ser determinada pela investigação.
Entre as hipóteses cogitadas por Falcão, estão "falha na proteção, falha humana e obras que deveriam ter sido feitas e não foram".

Ele descartou relação com o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, mas lembrou que, por causa da seca, todas as térmicas do país estão ligadas por muito mais tempo do que o sistema está habituado.
"Com isso, a operação é diferente da usual, o que pode ter enfraquecido o sistema."

Nivalde de Castro, coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico da UFRJ, diz que não há nada de excepcional no acidente de quarta-feira, "que pode ocorrer em qualquer lugar do mundo".


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br