Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de novembro de 2013

EM TAUBATÉ (SP) MAIS DE 2,5 IMÓVEIS SÃO INTIMADOS, PELO MP, A DEIXAR DE POLUIR SEUS RIOS E CÓRREGOS

Esgoto é lançado em córrego de Taubaté. (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)Esgoto sem tratamento é lançado em córrego de Taubaté. (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)


19/11/2013 


MP pede regularização de rede de 



esgoto em 2,5 mil imóveis de Taubaté

Até uma creche da prefeitura está na lista de imóveis em situação irregular.
Moradores serão notificados e terão 10 dias para iniciar solução.

Do G1 Vale do Paraíba e Região




Pelo menos 2.500 imóveis de Taubaté lançam esgoto sem tratamento em córregos e mananciais. Isso é o que aponta um levantamento do Ministério Público, que estabeleceu prazo de 10 dias para que a situação comece a ser regularizada. Até uma creche da prefeitura está na lista do MP.
Uma das moradoras que será notificada é a auxiliar de limpeza Manoela de Souza,que mora na Chácara Silvestre e contou que quando mudou para o local, há 20 anos, o bairro não tinha infraestrutura e por isso optou por construir uma fossa, que funciona até hoje. "Eu acho que ele [o esgoto] tem que ser tratado. É melhor para a saúde de todos", disse. (Clique para ver o vídeo )
Assim que forem notificados pela prefeitura, os donos dos imóveis em situação irregular terão 10 dias para iniciar o processo de ligação à rede de esgoto na Sabesp. Caso não atendam a essa notificação, eles podem receber multa inicial de R$ 136,76, que tem o valor dobrado a cada não cumprimento, até regularizarem a situação. "O importante é que ela procure o escritório da Sabesp e faça o pedido de ligação, aí a Sabesp vai fazer a inspeção no local", disse Elias Oto Pinto, superintendente da empresa.
O prédio da prefeitura com ligação clandestina é uma creche no Chácaras Flórida. A administração informou que vai realizar obras no local. "Encaminhamos para a área de Serviços Públicos da prefeitura e a secretaria de Obras também para que eles procedessem imediata regularização destas unidades",  disse Jean Soldi, secretário de assuntos jurídicos.
Auxílio
Para os moradores que comprovarem baixa renda, as obras de regularização podem ser pagas pelo governo. "Toda a mudança interna fica a cargo da Sabesp. Muda a tubulação, se tiver que quebrar algum piso ela vai quebrar algum piso, e depois ela recompõe e deixa tudo arrumadinho", afirmou Oto.
O benefício deve contemplar a auxiliar de limpeza, que tem um salário mínimo de renda. "Você imagina o tanto de cano de esgoto. Nesse terreno tem 40 metros", afirmou. G1 - VALE DO PARAÍBA
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br