Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de novembro de 2013

SOS NASCENTES, RIOS, CÓRREGOS E TANQUES DE ÁGUA DE SANTO ANTONIO (BA)

  • Leonardo Menezes | Divulgação
    Rastros de óleo são visíveis nos pastos e também na água e margens de lagos e mananciais da região - LEONARDO MENEZES - divulgação









Rios e córregos estão sendo 


poluídos em Santo Antonio (BA)


Cristina Santos Pita | Sucursal Santo Antonio de Jesus
O óleo queimado despejado indevidamente nas redes de esgoto, possivelmente por oficinas mecânicas ou lava-jatos instalados às margens da BR-101, em Santo Antônio de Jesus (a 185 km de Salvador), está contaminando as nascentes de rios, córregos e tanques de água, e o solo das propriedades rurais do município.

O aparecimento de manchas amareladas e escuras preocupa moradores e agricultores. Além de contaminada, a água com óleo pode danificar os equipamentos de captação e tratamento de água das propriedades.

A denúncia partiu do empresário Ivan Hilton. Segundo ele, o problema está prejudicando a área onde ele cria vacas e avestruzes, no Barro Vermelho, próximo ao trevo de acesso ao município de Amargosa, onde uma represa e um riacho já estão contaminados. "Tive que transferir o gado e as aves para outra área. É um prejuízo ambiental sem tamanho, pois a água contaminada pelo óleo atinge córregos, nascentes e mananciais de várias localidades rurais. Além disso, o cheiro forte do óleo é sentido em toda a área", lamentou.

Segundo Hilton, um dos principais prejuízos causados é a escassez do pasto saudável, pois a contaminação está causando a falta de produtividade e desenvolvimento dos animais, uma vez que a outra parte do pasto, ainda não consumida, não será utilizada devido à poluição.

Inspeção

Uma equipe da Secretaria de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente de Santo Antônio de Jesus esteve no local há dois meses. De acordo com o titular da secretaria, José Carlos Toneto, uma equipe voltará à região daqui a dez dias para nova inspeção. "Faremos uma inspeção na região para descobrir o responsável. Vamos verificar se há lava-jatos na área. Estamos atentos ao problema para resolver", garantiu.

Sem saber de onde vem o óleo, o empresário resolveu limpar a área por conta própria e criar mecanismos de defesa - construiu desvios de água na propriedade.

Segundo trabalhadores da propriedade, esse óleo está sendo despejado sem interrupção. Eles contam que a situação se agravou com as chuvas dos últimos dias, mas o problema já vem acontecendo há seis anos.
O dono de uma oficina mecânica às margens da BR-101, que não quis se identificar, disse que o descarte do óleo queimado é feito em tonéis, mas sem informar o local de despejo.
 Fonte: http://atarde.uol.com.br/bahia/
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br