Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de maio de 2014

A MORTE ESTÚPIDA DE ZARIGUINHO – Márcio José Rodrigues, fotos por Ronaldo Amboni

Marcelo Faria não resiste à emoção

texto por Márcio José Rodrigues
fotos por Ronaldo Amboni





Este  sábado frio e ensolarado deixou toda uma cidade consternada, estarrecida, triste e decepcionada nesta bela Laguna.
A morte criminosa e irreparável do boto ZARIGUINHO, é mais uma triste prova da estupidez inexplicável que acomete determinados seres humanos, de comportamento antinatural e, infelizmente, fora de controle do poder das autoridades.
A fotografia de Ronaldo Amboni, que mostra a cena pungente da dor sentida por Marcelo Faria, com a mão postada sobreo corpo do amigo,  fala por si só.
Mas, aos que não conhecem, explico:

Pescador em frente ao boto

Os delfins ou golfinhos, aqui chamados botos, os da Lagoa Santo Antônio, são animais sagrados, especiais. Relíquias, preciosidades. Tanto assim que são amados tanto quanto gente, mas de uma maneira especial.
Eles são enormes, lindos, poderosos e frágeis, inteligentes, porém dóceis e quase “humanos”, se quisermos depreciá-los um pouco. Têm todos, nomes próprios e fazem algo exclusivo e só aqui em Laguna, o que os torna diferentes no mundo todo.
Eles comportam-se como gente, misto de cães de caça, que cercam as tainhas e as trazem aos pés do pescador de tarrafa, fazendo com que essa arte de pesca torne-se eficiente.

Zariguinho era um boto competente e atuava na boca do rio, extremamente amado pelos pescadores que recebiam a cooperação dele.
Sem o boto, Laguna deixa de ser mágica, perde a inocência e mutila sua própria alma.
Os botos são protegidos por lei. (521/97)

Joga a tarrafa agora, Mané

Mas, inexplicavelmente, existem pescadores inconscientes do que eles representam, que insistem em atravessar redes na foz do rio Tubarão e até no canal da barra do rio e isso é fatal para o boto que se enrede e morra por afogamento, uma vez que são mamíferos e necessitam subir à  tona para respirar.
O armadilha das redes proibidas que  os vem matando em série a cada ano que passa, segue impune  e debocha das autoridades.
A ineficiência dos órgãos legais que poderiam conter esse absurdo, ainda vai extingui-los, numa inconsciência funcional que não conseguimos entender. 
Bastaria, que a polícia ambiental, com suas poderosas e equipadas lanchas fizesse periodicamente o arrasto de um simples anzol ou garateia ao longo de certo trecho do rio, para que caçasse todas as redes.

Ontem mesmo, uma autoridade municipal publicou nas redes sociais as fotografias de uma dessas lanchas e um agradecimento pelo transporte de Laguna a Tubarão para um encontro de tradicionalistas gaúchos naquela cidade,
Nada contra, mas só para provar que as lanchas têm capacidade para executar o serviço.
As vozes que clamam dizem que falta VONTADE!!!
 

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. puxa triste mesmo..... De fato, falta vontade das autoridades. É revoltante ver nossa fauna aquática degradando-se e nada é feito para punir ou ao menos minimizar atitudes ilegais de pesca. Sou pescador amador, pago a licença de pesca sou a associado a um clube de pesca onde todos os integrantes respeitam as medidas mínimas de captura para cada espécie. Estamos fazendo nossa parte e as autoridades? Quando vão se mexer?

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br