Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de maio de 2014

E Viva o Verde ! – cartum & artigo de Fabiano dos Santos

Cartum-Gorila-Fabiano-Cartunista

Baixa Arborização nos Grandes Centros
                                                        
                                          Fabiano dos Santos

Falta de áreas verdes nos grandes centros urbanos provoca aumento das temperaturas e reduz a umidade do ar, problemas que podem ser solucionados com arborização.

Ruas arborizadas em centros urbanos são cada vez mais raras de serem encontradas.

Devido ao mau planejamento urbano, a deficiência na fiscalização, o desrespeito da população e a falta de consciência ecológica, as áreas verdes localizadas especialmente nos grandes centros urbanos foram reduzidas e em muitos casos, eliminadas.

As árvores propiciam diversos benefícios tanto a sociedade quanto aos animais, como: redução da temperatura, redução da poluição, sombra, abrigo a pássaros e demais insetos, alimento, redução dos ruídos e embelezamento paisagístico.

Logo, quando a população suprime a vegetação, cortando as árvores plantadas na frente de suas casas e até mesmo em seus quintais, ela está deixando de usufruir de todos estes benefícios, reduzindo sua qualidade de vida.

Contudo, ao plantar uma árvore nas vias públicas é necessário tomar alguns cuidados básicos, escolhendo espécies adequadas para o local, verificando o porte, o comportamento das raízes, o tamanho das folhas e o tamanho de sua copa, para evitar que a árvores acabe se tornando um “problema”.

Em caso de dúvidas, procure a prefeitura de seu município, pois lá deve haver um departamento especializado em arborização urbana, que dará mais dicas sobre o assunto,podendo inclusive fazer a doação da muda da árvore.

“Muitos gostam de sombra, poucos plantam uma árvore”


http://www.fabianocartunista.com/

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br