Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de maio de 2014

"AUMENTE SUA VOZ, NÃO O NÍVEL DO MAR" É O TEMA DO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 2014





Líder em energia solar, Barbados será o 

país-sede do Dia Mundial do Meio 

Ambiente 2014

 Barbados, uma ilha caribenha que vem investindo veementemente em projetos contra a mudança do clima, será a sede das celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente (DMMA) no dia 5 de junho de 2014.


O tema das celebrações deste ano é “Aumente sua voz, não o nível do mar”, chamando a atenção para os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento e para a mudança do clima.

Barbados, um país de 430 Km2 com uma população de 270 mil pessoas, é altamente vulnerável aos efeitos da mudança do clima — dos impactos agrícolas à destruição de seus ecossistemas costeiros.

No entanto, essa pequena nação tem dado passos largos para reduzir sua pegada de carbono e fornecer energia limpa e renovável, bem como oportunidades para um crescimento econômico verde para sua população.
Dentre outras coisas, Barbados se comprometeu a aumentar sua quota de energia renovável para 29% de todo o consumo de energia da ilha até 2029. Isso cortaria cerca de $ 283.5 milhões de dólares do custo total de eletricidade e reduziria as emissões de CO2 em 4.5 milhões de toneladas, de acordo com o governo.

“Gostaria de anunciar que, daqui a menos de quatro semanas, Barbados estará no centro das atenções, pois fomos selecionados para sediar as celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho. Esse grande evento será uma oportunidade para Barbados mostrar sua cultura para todo o mundo”, declarou o Primeiro Ministro de Barbados, Freundel J. Stuart.
“Nosso objetivo será colocar Barbados no mapa global no contexto do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. Isso só poderá ser alcançado se todas as partes — setor público e privado, ONGs e sociedade civil — trabalharem juntas para um Dia Mundial do Meio Ambiente de grande sucesso”, adicionou.

O setor turístico de Barbados, que contribui com mais de 15% do PIB do país, e sua indústria de açúcar, que contribui com aproximadamente 2%, serão severamente afetados pela mudança do clima.

Em resposta às ameaças, Barbados incluiu a Economia Verde dentre os seis objetivos concretos de seu Plano Estratégico Nacional (2006-2025).
“Os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento estão enfrentando riscos relacionados à mudança do clima, desde o aumento de temperatura, que afeta negativamente a agricultura, até o aumento do nível do mar, que ameaça a existência de algumas nações”, declarou o Subsecretário Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner.

“Barbados colocou a conservação e a transição para uma economia verde inclusiva no centro de sua estratégia nacional. Esse quadro habilitou um número de medidas proativas e concretas para combater a mudança do clima, incluindo incentivos de suporte a um dos setores que crescem mais rápido na ilha — o da energia solar.”
“Como sede do DMMA, Barbados terá a oportunidade de mostrar suas iniciativas e se tornar um exemplo para Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento que estão enfrentando desafios similares. O país tem mostrado um tremendo interesse político, provando que a transição para uma economia verde é possível — mesmo em países que enfrentam grandes desafios — quando políticas ambientais robustas são traduzidas em ações”, adicionou.

A dependência da ilha sobre combustíveis fósseis se tornou um de seus principais problemas ambientais. No entanto, o Plano Estratégico Nacional objetiva diminuir essa dependência aumentando o fornecimento de energia renovável, com um foco especial no aumento do número de aquecedores solares residenciais.

Aquecedores solares de água são amplamente usados na ilha, com instalações em praticamente metade das unidades habitacionais. Só em 2002, Barbados deixou de emitir 15.000 toneladas métricas de carbono e mais de $100 milhões de dólares foram economizados devido aos 35.000 sistemas de aquecimento solar de água que foram estalados. O uso desses aquecedores é o maior em todo o mundo.

Políticas de incentivo do governo de Barbados ajudaram para que isso se tornasse possível. Três empresas do país lideram essas instalações e produções de aquecedores solares de água, e elas já estão se expandindo para o mercado caribeno em potencial, particularmente as ilhas próximas de Trinidad & Tobago e Santa Lúcia.

A capital Bridgetown recentemente foi designada um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade. Esses esforços combinam o trabalho do governo para proteger o patrimônio cultural e natural do país, enquanto também demonstrando oportunidades de mitigação das mudanças climáticas em ilhas.
Em 2012, o PNUMA e o governo de Barbados lançaram a síntese de um estudo sobre Economia Verde em Barbados (Green Economy Scoping Study - Barbados Synthesis Report), que foi criado para identificar os desafios e oportunidades da transição para uma Economia Verde na ilha.

Eventos em Barbados em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente acontecerão ao longo de cinco dias. Eles discutirão tecnologias de adaptação à mudança do clima, negócios, manejo de recursos sustentáveis, áreas protegidas, cultura local, e também falarão de desafios e oportunidades que ilhas em desenvolvimento do mundo todo estão enfrentando.

Para maiores informações:
UNEP News Desk, unepnewsdesk@unep.org

Links relacionados:
-Dia Mundial do Meio Ambiente  - http://unep.org/portuguese/wed/ 
-Green Economy Scoping Study - Barbados Synthesis Reporthttp://www.unep.org/greeneconomy/Portals/88/documents/SYNTHESIS%20REPORT_Barbados.pdf



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br