Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de outubro de 2014

METEOROLOGIA PREVÊ DIAS MELHORES PARA O RIO SÃO FRANCISCO, NO FINAL DO MÊS








Previsão da meteorologia é de alívio no fim do mês ao Rio São Francisco

Expectativa é de que a nascente voltará a brotar depois de alguns dias de chuva intensa, o que está previsto para o fim do mês.


A estiagem prolongada secou a principal nascente do Rio São Francisco, como o Jornal Nacional mostrou na semana passada. Mas a previsão da meteorologia é de alívio no fim do mês.
O que restou da nascente do São Francisco foi um buraco.
“Pessoalmente eu fiquei muitíssimo preocupado porque essa nascente nunca tinha secado antes. Não tem registros anteriores que ela tenha secado”, explica o analista ambiental ICMbio Vicente Faria.
O velho Chico nasce no Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia mostram que na região da nascente, há três anos, chove abaixo da média. No último período chuvoso a redução chegou a 30%. A estiagem afetou também as nascentes secundárias, que ajudam a dar volume d’água ao rio.
“Em dezembro e janeiro nós não tivemos chuvas. As últimas chuvas significativas foram em abril”, conta Vicente Faria.
Um reflexo das nascentes secas pode ser visto em um dos maiores símbolos do São Francisco. A cachoeira Casca d'Anta está com metade do volume normal de água.
Outra preocupação com o velho Chico é o fogo. Neste ano a mata que protege a nascente contra erosões e assoreamento, foi queimada, permitindo que a terra invadisse o local.
Apesar de todos os problemas, o São Francisco não está ameaçado, porque ele recebe água de outros rios. E a expectativa é de que a nascente voltará a brotar depois de alguns dias de chuva intensa, o que está previsto para o fim do mês, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia de Belo Horizonte.
“Você tem uma situação temporária. Logo, logo o rio vai voltar a encher. Vai começar a chover. O rio vai encher e vai voltar tudo a normalidade”, afirma o chefe do Parque Nacional Luiz Artur Castanheira .
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/10/previsao-da-meteorologia-e-de-alivio-no-fim-do-mes-ao-rio-sao-francisco.html

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br