Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de outubro de 2014

O ENCONTRO DAS ÁGUAS ENTRE OS RIOS AMAZONAS E TAPAJÓS É POLUÍDO POR ESGOTOS




"O cenário deslumbrante é uma das atrações turísticas da cidade mais apreciadas tanto por turistas, quanto pelos filhos da terra. A “dança” das águas, de acordo com o horário, empurram ou se retraem diante do rio “adversário”. Em alguns momentos, o Tapajós expulsa o Amazonas para longe da cidade e em outros, o dono da região é o maior rio do planeta. Esse belo fenômeno natural que também pode ser avistado do Mirante do Tapajós e das diversas embarcações que levam turistas para conhecer de perto os dois rios é inebriante, tanto para quem o assiste pela primeira vez, quanto para quem tem o privilégio de dormir e acordar contemplando tal cenário."


07/10/2014 

Patrimônio cultural do PA, 'Encontro das Águas' é poluído por 9 esgotos

Esgotos despejados no rio não passam por tratamento.
Prefeitura diz que obras de tratamento de resíduos estão em andamento

Em frente à cidade de Santarém, oeste do Pará, os rios Amazonas e Tapajós se encontram sem se misturar. Com uma paisagem inusitada, a beleza natural é agora patrimônio de natureza imaterial do Estado, pois as águas azul-esverdeadas do Rio Tapajós e as águas barrentas do Rio Amazonas formam um fenômeno natural onde os rios correm lado a lado por uma longa extensão.

Em contrapartida, as margens do Tapajós estão tomadas pelo lixo, situação que pode ser percebida neste período em que as águas estão baixando. Além da sujeira, pelo menos nove esgotos são despejados diretamente no rio, vindos de casas da área central e bairros adjacentes. Pescadores e banhistas se arriscam tendo contato com a água contaminada.
Há cerca de dez anos, Santarém possuía quatro sistemas de acúmulo de esgoto que recebiam águas da chuva e lixos que vinham da parte mais alta da cidade e caíam direto nos pontos de reserva. Atualmente os sistemas não estão funcionando.

De acordo com coordenadoria municipal de saneamento básico, há dois anos estão sendo realizadas obras de tratamento de esgoto na cidade com previsão para serem concluídas em 2016. Uma nova estação elevatória está sendo construída na Praça Tiradentes e no bairro Aldeia. O objetivo é que a água despejada na rede de esgoto chegue a esta estação e vá para a estação de tratamento de esgoto da bacia do Irurá, no bairro Mapiri.
Riscos à saúde
Para o engenheiro sanitarista, José Cláudio Reis, o lixo despejado no rio causará danos  diretamente à saúde da população. “Isso ocasiona a diminuição do oxigênio dissolvido no rio, levando a morte de peixes, acúmulo de sedimentos, entre outros fatores, sem contar com a contaminação que vai causar danos diretamente à saúde da população", explica.
O engenheiro ressalta ainda a importância do tratamento de esgoto para a preservação do rio. "O Tapajós, por ser um dos maiores rios que a nossa região apresenta, a capacidade que ele apresenta de depurar é muito grande, mas isso não quer dizer que a gente pode lançar esgoto in natura a qualquer momento. O correto é que, antes que esse esgoto seja descartado em qualquer corpo d’água, o ideal que ele passe por um processo de tratamento, em uma estação de tratamento de esgoto”, conclui.
Esgoto despeja diretamente no Rio Tapajós (Foto: Reprodução/TV Tapajós)Esgoto despeja diretamente no Rio Tapajós (Foto: Reprodução/TV Tapajós)Fonte: G1 - SANTARÉM (PA)UMA VERGONHA:  TANTA BELEZA NATURAL DO ENCONTRO DAS ÁGUAS DOS RIOS TAPAJÓS E AMAZONAS POLUÍDO POR ESGOTOS SEM TRATAMENTO LANÇADO EM SUAS ÁGUAS!

CLIQUE PARA VER O VÍDEO DA REPORTAGEM  (Vale a pena ver ampliado)

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br