Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de outubro de 2014

RESTRIÇÃO E RACIONAMENTO DE ÁGUA PODEM SER ADOTADAS EM CIDADES DO SUL DE MINAS GERAIS






Oferecimento

Agência Nacional de Águas quer reduzir captação no Rio Jaguari


Por   | Para: 
CBN Foz
 Superintendente da ANA, Patrick Thomas, apresentou propostas de racionamento de água para cidades da região de Extrema, MG (Foto: Daniela Ayres/ G1)Superintendente da ANA, Patrick Thomas, propôs
racionamento de água para cidades da região de
Extrema, MG (Foto: Daniela Ayres/ G1)
Cidades do Sul de Minas poderão ser obrigadas a adotar medidas severas de restrição e racionamento do uso da água nas próximas semanas. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (2) durante um encontro que reuniu representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e autoridades em Extrema (MG). A agência federal propôs regras de consumo que devem reduzir em até 30% o volume de água captado para as cidades de Extrema, Toledo(MG), Itapeva (MG), Camanducaia (MG) e Sapucaí-Mirim (MG), caso o nível do Rio Jaguari seja considerado crítico. Os municípios têm uma semana para apresentar uma contra-proposta.
“Nós estamos no meio de uma crise. Precisamos reduzir o consumo agora”, disse o Superintendente Adjunto de Regulamentação da ANA, Patrick Thomas. “Viemos propor regras restritivas de consumo porque aqui não temos reservatório como acontece em São Paulo, tudo depende do nível do rio”, disse o superintendente.
Mesmo com o longo período de estiagem, a região de Extrema vem conseguindo manter o abastecimento de água para a população e diversos setores da economia. No entanto, o Rio Jaguari, que nasce na cidade, é responsável por 56% do volume da água formadora do Sistema Cantareira, que abastece a Região Metropolitana de São Paulo.
O engenheiro Alexandre Grego, da Copasa, criticou as propostas da agência, que reduziriam em 20% o volume diário permitido para captação da água que vai para as residências. A proposta também quer instalar um racionamento entre 7h e 12h.
“É o horário de maior consumo”, observou. “Para manter o abastecimento teríamos que triplicar a capacidade de reserva. A redução de 20% do direito sobre o volume captado provocaria um colapso no sistema a partir do terceiro dia”, disse Grego.
Para o secretário executivo da Bacia Hidrográfica Piracicaba-Jaguari, Sidney José da Rosa, apesar da situação de relativa normalidade no setor hídrico da região, medidas de prevenção são necessárias para que não falte água no futuro. No entanto, é preciso analisar as propostas com cuidado. “A bacia é um contribuinte significativo para o Sistema Cantareira. A gente quer que as regras contribuam para São Paulo, mas precisamos que não prejudiquem Minas Gerais”, avaliou.
Representantes de Extrema, Itapeva, Camanducaia, Toledo e Sapucaí-Mirim têm uma semana para se decidir sobre proposta de racionamento (Foto: Daniela Ayres/ G1)Representantes de Extrema, Itapeva, Camanducaia, Toledo e Sapucaí-Mirim têm uma semana para se decidirem sobre proposta de racionamento (Foto: Daniela Ayres/ G1)Fonte: http://www.cbnfoz.com.br/editorial/brasil/minas-gerais/02102014-211690-agencia-nacional-de-aguas-quer-reduzir-captacao-no-rio-jaguari

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br