Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de fevereiro de 2012

DIA MUNDIAL DAS ZONAS ÚMIDAS - 02 DE FEVEREIRO "WORLD WETLANDS DAY"

Dia Mundial das Áreas Úmidas: apelo ao turismo sustentável


Segundo indica Ramsar, as áreas úmidas são sítios ideais para o turismo devido a sua beleza natural e biodiversidade. Os recursos obtidos graças a este conceito podem ser importantes e apoiar os meios de vida locais e nacionais. Há 160 sítios designados para a Lista de Áreas úmidas de Importância Internacional.

As áreas úmidas também prestam outros serviços, por exemplo, oferecem água, alimentos, purificação da água, controle da erosão, etc., que trabalham em benefício dos turistas e fomentam seu alojamento nessas zonas.

Os recursos gerados pelo turismo e ao redor das áreas úmidas podem ser substanciais para as economias nacionais e locais: os Broads, no Reino Unido apoiam o equivalente a 3.000 empregos em tempo integral; mais de 1,6 milhão de pessoas visitam a Grande Barreira de Coral todos os anos, gerando divisas superiores a US$ 1 bilhão. Mas o turismo não sustentável pode aportar benefícios em curto prazo, ainda que também perdas em longo prazo para a saúde das áreas úmidas, pondo em perigo os serviços dos ecossistemas e, às vezes, os meios de sustento locais.

A Convenção assinou um Memorando de Entendimento com a Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas como reconhecimento da interdependência existente entre turismo sustentável e o manejo sustentável das áreas úmidas. Atualmente se levam a cabo projetos conjuntos entre ambas as organizações para promover o turismo sustentável nas áreas úmidas e o grande potencial dos conhecimentos combinados de ambas as organizações com vistas a fomentar o uso racional e o turismo sustentável a uma escala maior.

Áreas úmidas, turismo e cultura: a visão de conjunto

O turismo nas áreas úmidas aporta benefícios tanto a nível local como nacional às pessoas e à vida silvestre, benefícios que vão desde o fortalecimento das economias até meios de vida sustentáveis, populações saudáveis e ecossistemas prósperos. Ao menos 35% dos Sítios Ramsar de todo o mundo experimentam certo grau de atividade turística, e esse percentual se mantém uniforme em todas as regiões. Portanto, é importante considerar o turismo em todas as áreas úmidas, não somente nas que foram designadas como Sítios Ramsar, já que as Partes Contratantes na Convenção se comprometem com a gestão de todas as áreas úmidas.

As áreas úmidas e sua vida silvestre constituem uma parte fundamental da experiência turística e das viagens culturais em âmbito mundial: com possibilidades tão variadas como visitar os formosos fiordes da Noruega, ou vivenciar um imponentes por de sol no Sitio Ramsar de Port Launay, nas Seychelles, os turistas, quando acodem a lugares tão especiais, podem apreciar as diferentes culturas através do prisma de magníficas paisagens de áreas úmidas. Outro exemplo em que áreas úmidas, turismo e cultura se conectam plenamente é a experiência cultural única que aguarda o visitante do Parque Nacional de Kakadu, na Austrália, onde se encontra parte da arte aborígene mais peculiar que existe no mundo. Os Sítios Ramsar e outras áreas úmidas do planeta tem muito que oferecer ao turista aventureiro.

A incorporação das paisagens culturais conexas às áreas úmidas nas atividades de promoção do turismo é uma parte importante da comunicação do valor das áreas úmidas e dos Sítios Ramsar em todo o mundo. Os aspectos culturais das atividades turísticas nas áreas úmidas podem aportar benefícios às populações locais e demonstrar a importância das áreas úmidas. As atividades educativas e interpretativas nas áreas úmidas são parte de uma experiência turística rica que deveria apoiar os valores culturais locais. Fonte: Aguaonline



SAIBA MAIS:

VOCÊ CONHECE AS 11 ÁREAS ÚMIDAS (RAMSAR) DO BRASIL ?  Clique e veja


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br