Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de fevereiro de 2012

SOS RIO IRANI - SC - O BELO RIO IRANI ANTES...E AGORA, MORTO...

Olá,
Veja estas fotos, parece não ser, mas é o Rio Irani nesta data de 10/2/2012 entre a PCH Arvoredo e o Remanso da PCH Rodeio Bonito.

Provavelmente a causa seja o fechamento das comportas da PCH Arvoredo. Nunca na história vimos o Rio Morto como esta hoje. Milhares de peixes mortos.

Não podemos acreditar que em periodo de procriação dos peixes, alguem pode ter coragem de fazer um crime desta natureza.

Esperamos que as providência cabíveis possam ser tomadas.

Abraço
Mari

A VERDADEIRA MORTE DO RIO IRANI, ARVOREDO - SC



O rio Irani, em Arvoredo (SC)

represamento do rio Irani - SC

PCH Rodeio Bonito - rio Irani SC


Nestas fotos, a atual situação do Rio Irani, segundo a internauta Mari, de Arvoredo







SAIBA MAIS SOBRE AS PCHs NO RIO IRANI - ARVOREDO - SC

Moradores são contra construção de PCH em Arvoredo - Em Março 2010

Comunidade mobilizada - Em maio 2010



SOS RIO IRANI - ARVOREDO (SC)Em jun 2010


Hidrelétrica Rodeio Bonito - em 2008



Usinas em outorga - fev 2012


Um apêlo para a Dra. ANA CÂNDIDA ECHEVENGUÁ, Advogada Ambientalista do Instituto Eco & Ação, de Santa Catarina, para orientar a população de Arvoredo (SC), que providências tomar, para recuperar o belo Rio Irani.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Alguns esclarecimentos para o público leigo:

    1) As PCHs não possuem comportas pois trabalham "à fio d'água", então o empreendedor não tem como "fechar a vazão e secar rio abaixo..."

    2) No processo de licenciamento ambiental das PCHs é estabelecida uma vazão sanitária (ecológica), responsável por manter a biota aquática do trecho de vazão reduzida (entre a barragem e casa de força).

    3) A vazão que está descendo o rio Irani na imagem é a soma da vazão sanitária (aprovada pelo órgão ambiental), com a vazão turbinada, o que equivale a vazão normal do rio em dias de seca, como os que assolam a região oeste a meses.

    4) Resumindo, não vamos culpar os empreendedores por algo que depende de "São Pedro"....

    ResponderExcluir
  2. Gente não me levem a mal. também gosto e quero preservar a água. mas para isso precisamos de conhecimento técnico verdadeiro e não somente de paixão,

    Boa parte dos leitos (não todos) acusam as hidrelétricas de um monte de males que nada tem que ver com elas:

    1) Usina hidrelétrica não produz sedimentos, ela apenas os retém perto daqueles que os produziram, com erosão de lavouras, erosão de estradas e erosão de obras civis nas cidades. É como se moradores ribeirinhos vivessem fazendo cocô no rio (ou seus suínos: enquanto o rio leva os dejetos para os Argentinos tudo parece estar bem, mas depois que uma hidrelétrica é construída os ribeirinhos vêem os dejetos e as macrófitas por eles produzidas, por que não foram mais para a Argentina, daí eles culpam a hidrelétrica. Com todo o respeito á boa fé de pessoas que querem preservar a água, temos que entender o tema e cuidar das causas da poluição (principalmente erosão, dejetos de animais, pesticidas e efluentes urbanos e industriais) e não as usinas.

    2) Outro aspecto que gostaria de esclarecer, é que usinas hidrelétricas não consomem água, quem consome águam são os humanos, animais e plantas. No mais teremos menos água no rio quanto pior usarmos o solo e quanto menos armazenarmos a água na bacia de captação. As hidrelétricas do tipo PCH´s se pudessem reservar pelo menos 10% de seu lago e liberar a água nas secas (hoje a lei não permite) prestariam um grande serviço para a manutenção da vazão dos rios, evitando a secas e, com isso, evitando mortandade de peixes. Pensem nisso.

    Vamos estimular os agricultores a manter a cobertura de solo, repor florestas, tomar medidas de mitigação da erosão dos solos, de estradas e em obras civis, urbanas ou industriais. Também devemos controlar fortemente os efluentes de indústrias, cidades e de animais (principalmente de suínos). Também devemos estimular o armazenamento de água cisternas, acudes e até a reservação em PCH´s. Com isso nossos rios terão mais água correndo constantemente.

    É polêmico, mas eu acho que abrir poços até o guarani (até o nível do mar) é bom para aumentar a água dos cursos superficiais de água.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br