Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de fevereiro de 2012

NESTES QUATROS ANOS DE LUTA POR NOSSOS RIOS...REGISTRAMOS POUCAS MELHORAS


Desde 28 de fevereiro de 2008 o Blog SOSRiosBr vem realizando seu trabalho de educação ambiental, procurando incentivar as comunidades a assumir sua responsabilidade pela revitalização dos cursos d' água de suas bacias hidrográficas.


Como educador, sempre realizei atividades em defesa do meio ambiente, com meus educandos e nas comunidades onde atuei.


Fui incentivado a iniciar este trabalho em defesa dos rios do Brasil, tanto de superfície como os subterrâneos e depois também as nossas praias e Oceano Atlântico, a partir de um grande levantamento realizado pela CNBB/ONG Defensoria da Água que pesquisou de 2004 a 2008 os nossos  principais cursos d' água. 


Esse trabalho de  fôlego, envolveu 423 pesquisadores, 830 monitores de campo e cerca de 1.500 voluntários, que identificaram 20.760 áreas de contaminação em todo o país, mostrando que a poluição tomou 70% das águas de rios, lagos e lagoas do Brasil. Lamentavelmente, alguns anos depois o "Atlas da Agência Nacional de Águas" (ANA e IBGE) e recentemente um levantamento da SOS Mata Atlântica comprovaram a contaminação e poluição, cada vez maior, dos rios do Brasil.


Como o Blog teve uma boa aceitação e os colegas educadores, os pesquisadores, os ambientalistas de diversas ONGs e grupos comunitários, os participantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas e os milhares de internautas foram chegando e participando, engrossando a fileira em defesa dos nossos rios, fomos acrescentando as colunas, as atividades e as informações que passaram a ser buscadas no SOSRioBr.


Hoje, 04 anos depois podemos celebrar algumas importantes colaborações dadas pelo Blog na recuperação, preservação e valorização dos rios, ribeirões, córregos, lagos e lagoas, aquíferos, praias e Oceano, através do incentivo e conscientização dos ribeirinhos, das comunidades, dos serviços públicos que passaram a ser mais cobrados.


Ao longo das publicações diárias sentimos que ao DESTACARMOS AS AÇÕES E ATITUDES PRÓ-ATIVAS em defesa dos cursos d' água, conseguíamos mais e mais atividades comunitárias e envolvimentos na defesa dos mesmos. Assim, procuramos valorizar e destacar aqueles que atuavam de alguma forma para salvar seus rios, mananciais, matas ciliares e aquíferos, que abastecem as comunidades brasileiras.


Ao completar quatro anos de lutas pelos rios do Brasil podemos celebrar consideráveis números que demonstram o grande interesse que o tema representa para nossa gente, levando em conta que é um trabalho leigo, muito simples, sem nenhum apoio publicitário e SEM VERBA OU DOAÇÃO DE QUALQUER ESPÉCIE, muito menos do poder público, num país em que a defesa ambiental é praticada por muito poucos e muito pouco valorizada.


NOSSOS NÚMEROS NO QUARTO ANIVERSÁRIO


Visitas ao Blog: mais de 3.870.000 (desde fev 2008)
Seguidores diários: 1. 391 internautas
Postagens realizadas:  8.570 sobre recursos hídricos
Comentários validados: 2.540
Média de visitação atual: 7.620 visitas/dia
Colaboradores voluntários: dezenas de educadores, pesquisadores, ambientalistas, comunicadores ambientais, agências de notícias, newsletters, fóruns de debates, blogs e sites parceiros.

Quero expressar meu sincero agradecimento para todos, que de alguma forma apoiam o nosso trabalho no Blog SOSRiosBr, permitindo que os importantes números acima fossem alcançados, além da grande divulgação do blog  que é valorizado e respeitado como um veículo sério, confiável e que realiza um trabalho pioneiro de educação ambiental e valorização de todos que lutam pela revitalização dos rios do Brasil.


NOSSAS CAMPANHAS COMUNITÁRIAS


Também temos que agradecer muito a todos que participaram ao longo dos anos de nossas vitoriosas campanhas, como a permanente: 
a) "Diga Não às Enchentes" que envolve todos os anos, várias comunidades, defesa civil e órgãos públicos, nos mutirões de limpeza e prevenções de tragédias; 
b) as campanhas pelas matas ciliares, limpeza de rios e praias, semana da água, semana do meio ambiente, campanhas em defesa de vários rios, praias E POPULAÇÕES  ameaçadas;
c) ampla campanha para distribuição de Cartilhas de Defesa Civil para populações em risco, com apoio de igrejas e lideranças religiosas de diversas denominações.

Muito ainda tem a ser feito e confesso que por mais de uma vez pensei em parar as atividades, por excesso de trabalho, limitações de saúde que impedem longo tempo no computador, falta de elementos para ajudar nas pesquisas, garimpagens, respostas a e-mails e comentários, fornecimento de materiais e informações adicionais solicitadas e logicamente os gastos na manutenção de todas as atividades. Suspendi o atendimento aos convites para realização de palestras e debates, visitas e comparecimentos a congressos e eventos e também passei a postar as matérias uma vez por semana. 

Considero uma grande vitória atingir quatro anos de atividades do Blog, defendendo e valorizando os rios do Brasil, suas bacias hidrográficas e principalmente os moradores de suas barrancas e comunidades ribeirinhas, mesmo constatando que poucas melhoras tem acontecido na revitalização e preservação de nossos cursos d' água e no saneamento básico do país.

Muito obrigado a todos pela ajuda, EM ESPECIAL AOS NOSSOS COLABORADORES, CUJOS CRÉDITOS APARECEM NOS ARTIGOS ENVIADOS.  Mesmo sabendo que muito pouca coisa mudou nestes anos, vamos continuar nossa luta por nossos cursos d' água, garantindo saúde ambiental e qualidade de vida para nossa gente e esperando que dias melhores aconteçam, em futuro próximo, para nossos recursos hídricos.

ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!


Prof. Jarmuth em visita ao "Museu da Água"  no Rio Piracicaba (SP)

ALGUNS VÍDEOS QUE MOSTRAM A REALIDADE DE NOSSOS RIOS DO BRASIL:


A poluição tomou 70% das águas de rios, lagos e lagoas do Brasil.


DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO, QUE SERÁ IMPORTANTE PARA NOSSA AVALIAÇÃO E ORIENTAÇÃO, NOS PASSOS FUTUROS DO BLOG. OBRIGADO!

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

10 comentários:

  1. Parabéns, Professor! Quatro anos incentivando, motivando e ensinando a todos nós práticas de boa convivência, utilização e preservação desse bem precioso, a água! Conte conosco!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Luísa N.

    Ainda bem que vc aproveita os ensinamentos e incentivos para proteger nossos recursos hídricos! Mostra que é uma jovem inteligente e antenada com seu tempo!
    Fale de sua cidade e dos seus rios e se puder, mande uma foto!
    Obrigadão pelo cumprimentos! Estamos todos de parabéns por defendermos os rios do Brasil..

    ResponderExcluir
  3. Na página do SOSRiosBr no Facebook:

    Vivian Alves, Andre Rabelo, Ritta Neves e outras 13 pessoas curtiram isso.
    1 compartilhamento

    Hermes Pacini Parabéns Jarmuth Andrade !!!
    há 11 horas · Curtir

    Vanessa Cortes Andrade Parabéns tio.....linda sua atitude e garra!!
    há 11 horas · Curtir

    Cidinha Salla Parabéns Jarmuth Andrade! Atitude é a palavra.
    há 10 horas · Curtir

    Odiméia Marta Parabéns!!!!!!...Abraços
    há 10 horas · Curtir

    Campos Do Jordão Cultura Professor, sucesso eterno. Parabéns e longevidade.
    há 33 minutos · Curtir

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADÃO PELAS MENSAGENS NO FACEBOOK

    4 pessoas curtiram isto.
    1 compartilhamento

    Priscila Tavares Eeeee!!! Parabéns pelo trabalho!!!
    há 14 horas · Curtir

    Terê Andrade Queridão, parabéns pelo esforço, dedicação, persistência, perseverança, etc, etc, etc, para manter o Blog SOS Rios do Brasil sempre atualizado, tudo gratuitamente! Valeu, meu amor!
    há 14 horas · Curtir

    ResponderExcluir
  5. Arquiteta Vivian Alves - São Paulo28 fevereiro, 2012 15:23

    Olá Jarmuth,
    Vivian marcou você em uma publicação.

    Vivian escreveu: "Parabéns!!! Jarmuth Andrade pelos 4 anos de muito sucesso com o BLOG SOS RIOS DO BRASIL

    Se você também quer salvar os RIOS DO BRASIL, ajude a compartilhar ainda mais este lindíssimo trabalho. "

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, meu caro amigo Prof. Jarmuth, pelo excelente trabalho em prol dos rios do Brasil.

    JG

    José Gonçalves - C. Jordão - SP
    www.guiacampos.com
    www.guiacampos.com/imoveis

    ResponderExcluir
  7. DR. FAUSTINO VICENTE - JUNDIAÍ - SP28 fevereiro, 2012 17:46

    DR. FAUSTINO VICENTE - JUNDIAÍ - SP
    Advogado, Jornalista e Escritor

    Caro amigo Prof. Jamuth
    Parabéns pelo exemplar trabalho que desenvolve em prol da preservação do Meio Ambiente.

    Um grande abraço
    Faustino

    ResponderExcluir
  8. Prof. Jarmuth

    Simplesmente Agradecemos sua Dedicação, Luta e Ensinamentos.

    Muita Luz>>>>

    Renato Marchesini
    Caiçara Expedições

    ResponderExcluir
  9. Eng. Roberto D'Angelo - RJ28 fevereiro, 2012 23:30

    Parabens, professor !!

    Li o artigo da praia de Itaipu. Estou morando bem perto, uns 3 kilometros. Ja estive la.
    Neste final de semana, estava em Camboinhas que praticamente e' a mesma praia e havia algas, grande quantidade e a agua estava verde.
    Fui a missa na igreja de Sao Sebastiao, bem proxima da praia de Itaipu.

    Abracos !!
    Roberto D'Angelo
    22 8119 3080
    ID 99*97009

    ResponderExcluir
  10. Profa. MARILDA HELENA DA SILVA - Bióloga - C. Jordão - SP29 fevereiro, 2012 12:08

    Parabéns pelo seu trabalho meu grande e querido amigo de muitas jornadas.

    Muitas boas, outras não tão boas assim e umas tantas tão complicadas.

    Milhões de abraços e sucesso sempre.

    Profa. Marilda - Bióloga

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br