Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de fevereiro de 2012

ESTUDANTES DE NOSSAS UNIVERSIDADES ESCREVEM VERBETES DA WIKIPÉDIA, NO BRASIL



Em parceria com a Fundação Wikimedia, estudantes da universidade escrevem a definição de verbetes em português da enciclopédia digital multilíngue



Unesp é parceira da Wikipédia no Brasil

10/02/2012
Agência FAPESP – Alunos de graduação em biblioteconomia e arquivologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Marília, escreveram e reescreveram em 2011 a definição de 11 verbetes em português da Wikipédia – enciclopédia digital multilíngue que pode ser consultada livremente e alterada pelos próprios usuários.
Os termos reformulados pelos estudantes foram indicados em conjunto com a Fundação Wikimedia e estão ligados à disciplina História da Cultura, obrigatória para os dois cursos.
O trabalho dos estudantes é parte de um projeto intitulado Wikimedia Education Program. Por meio dele, instituições de ensino superior ajudam o site a melhorar seu conteúdo, vinculando a tarefa ao currículo da graduação.
Por meio do trabalho realizado pelos estudantes, a Unesp se tornou a primeira instituição brasileira a cooperar com a Wikipédia, seguida pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), que participou com dois projetos em 2011. A Universidade de São Paulo (USP) deve aderir ao programa em 2012.
Mais de 50 universidades nos Estados Unidos participam do projeto. Entre elas a Universidade da Califórnia em Berkeley, a Universidade de Colúmbia e a Universidade Yale.
No Canadá, oito instituições mantêm diferentes programas. A Índia se destaca com três universidades participantes e cerca de 30 embaixadores (líderes de um projeto específico que cuidam para que o trabalho seja executado no ritmo e padrão de qualidade necessários).
A atividade na Unesp de Marília é coordenada pela professora Maria José Vicentini Jorente, que pesquisa a Wikipédia e outras ferramentas de difusão de informações da web, como blogs e redes sociais.
A função de embaixador foi assumida por Jaider Andrade Ferreira, recém-graduado em biblioteconomia e que, atualmente, realiza mestrado em Ciências da Informação na Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp com Bolsa da FAPESP.
“O embaixador tem que ser alguém que reúne muitas qualidades, o que é extremamente difícil. Ele deve entender linguagens técnicas da internet, como HTML, precisa saber coordenar uma equipe grande, que, no nosso caso, teve 60 pessoas, e saber lidar com o aspecto humano do trabalho, mediando conflitos entre os colegas”, explicou Jorente.
Ferreira aproveitou a experiência como “embaixador” para desenvolver um estudo sobre o assunto em um projeto de iniciação científica, também realizado com Bolsa da FAPESP. A pesquisa resultou em seu trabalho de conclusão de curso e no projeto inscrito por ele para ingressar no mestrado na Unesp.
Um resumo do trabalho realizado pelos estudantes da Unesp de Marília com a descrição das inserções da Wikipédia reformuladas por eles pode ser acessado empt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Embaixadores/Disciplinas/Primeiro_semestre_de_2011/Hist%C3%B3ria_da_Cultura_%28Maria_Jos%C3%A9_Vicentini_Jorente%29.
Mais informações: www.unesp.br/noticia.php?artigo=8012 
 

O blog SOSRiosBr, baseado nesta experiência da UNESP de Marília, vai fazer contato com alguns cursos de hidrologia de nossas Universidades, para sugerir que dentro do projeto intitulado Wikimedia Education Program, seus alunos da graduação possam escrever e reescrever alguns verbetes relativos a importantes rios do Brasil, que ainda não constam da Wikipédia, em 2012.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br