Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de fevereiro de 2012

MEIO AMBIENTE, NO MEU PÚLPITO NÃO...PASTORES FOGEM DOS TEMAS AMBIENTAIS

Pastor Al Gore e a igreja da Climatologia (Arte: http://www.compulsivo.com.br)

Pastores evitam falar sobre meio ambiente por medo de serem considerados liberais

Por Dan Martins em 7 de fevereiro de 2012

Pastores evitam falar sobre meio ambiente por medo de serem considerados liberais
O tema “meio-ambiente” é um assunto pouco tratado nos púlpitos evangélicos. E os críticos afirmam que muitos pastores evitam o tema por medo de serem considerados liberais.
Líderes de comunidades cristãs, que consideram o tema importante, afirmam que cuidar das criações de Deus é uma importante parte das Escrituras. Para a organização inter-religiosa “The National Religious Partnership for the Environment” (NRPE), a ética evangélica de cuidar do meio ambiente é baseada em ensinamentos bíblicos.
O ministério Rede Evangélica do Meio Ambiente (EEN) diz em sua declaração de fé que “como seguidores de Jesus Cristo, comprometidos com as Escrituras, e conscientes de como degradamos a criação, acreditamos que a fé Bíblica é essencial na solução de nossos problemas ecológicos”.
Muitos líderes cristãos, como o Reverendo Canon Sally G. Bingham, do Projeto Regeneração, acreditam que o tema não é tratado nas igrejas porque muitos pastores o consideram um tema político, e não bíblico.
Segundo Bingham “quando você fala sobre amar seu vizinho como a você mesmo, isso significa que você não polui o ar e a água de seu vizinho. É uma mensagem tão simples, mas pessoas se aproximam e dizem: ‘Eu nunca pensei assim antes’”. Ele disse ainda que “faremos um grande impacto se conseguirmos mais religiosos pensando sobre o meio ambiente como um assunto de fé”.
O reverendo disse ainda que acredita que o fato de que muitos pastores foram ao seminário quando ecologia não era considerada um tema importante, é um dos motivos pelo qual o assunto é tido como secundário nas igrejas. Mas ele afirma também que esse cenário está mudando com os pastores mais jovens.
“Existe uma dimensão ecológica sobre as Escrituras que acredito ser realmente ignorada”, disse Chris Kugler, aluno de teologia na Universidade de Cleveland, que, segundo o The Christian Post, afirmou ainda: “Acho que uma das razões para que isso seja ignorado é porque as pessoas têm a crença que só estamos passando pela Terra e que elas não a consideram seu lar.”
Ele afirmou ainda que “cristãos que dizem que cuidar da Terra, pobreza, e AIDS, não é importante; que a água suja na África não é importante, não é cristão”, e completou que “Deus ama esse lugar, e Deus quer restaurá-lo e regenerá-lo”.
Fonte: Gospel+


PARA AQUELES QUE NÃO TÊM PRECONCEITOS SOBRE O TEMA MEIO AMBIENTE:

A ÁGUA NA TEOLOGIA BÍBLICA - Um interessante estudo 


sobre a água na Bíblia  - Clique

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br