Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de fevereiro de 2012

SOS RIO SOROCABA - EM MARÇO SERÁ CONCLUÍDO O PROJETO DE DESPOLUIÇÃO DO RIO E INAUGURAÇÃO DA ETE

rio Sorocaba e seus remadores, com a cidade ao fundo


27/2/2012 
Projeto identifica e protege os peixes do rio Sorocaba
Publicado por http://www.radiosorocabanoticia.com.br

O projeto de despoluição do Rio Sorocaba deve ser concluído em março com a inauguração da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Aparecidinha, atingindo assim, os aguardados 100% de  tratamento. Com o avanço no projeto, há alguns anos já é possível observar a restauração do rio, sobretudo pela presença de animais. Neste contexto, os peixes são importantes indicadores ambientais e por isso ganharam destaque dentro de um estudo que pode indicar ou não a necessidade de peixamento.
“Já identificamos 35 espécies de peixes, só no trecho urbano do rio, entre Sorocaba  e Votorantim. Mas este número pode facilmente ultrapassar 50”, aponta o biólogo Welber Senteio Smith, direto de Educação Ambiental da Sema (Secretaria de Meio Ambiente de Sorocaba). “Há muitos peixes no rio, em espécie e em volume”, completa.

Por etapas  /O projeto encabeçado pela Sema, tem participação de alunos da Unip (Universidade Paulista) e do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). O trabalho teve início há quase um ano.

Após avaliação, o projeto definiu as espécies que seriam utilizadas para o estudo e agora já começam a ser capturadas e marcadas.  O biólogo explica que o curimbatá e  a tabarana foram as espécies definidas pelo projeto porque são variedades  nobres no rio Sorocaba. “São  peixes  muito sensíveis em  condições da qualidade da água e por isso são bons indicadores. A presença e o comportamento delas mostra a recuperação das águas”, afirma. Smith também chama a atenção para o equilíbrio entre as espécies que habitam o rio. Pela análise preliminar já é possível apontar 33 nativas e apenas 2 exóticas, como  carpa e tilápia.

Em março é realizado Festival de Pesca Esportiva no Rio

A pesca no rio Sorocaba é um sinal da recuperação das águas poluídas. A celebração da atividade tem evento marcado para o dia 25 de março quando será realizado o 2º Festival de Pesca Esportiva no Rio Sorocaba. O evento é realizado pela Associação Consciência Ambiental de Sorocaba. O regulamento está disponível no blog:
jorgealvarengapv.blogspot.com, junto com as dicas de inscrição. Segundo o organizador, Jorge Alvarenga, a expectativa é reunir  300 pescadores.

No ano passado, foram registradas 209 inscrições. “O evento é uma forma de valorizar as atividades esportivas no Rio Sorocaba, atraindo pessoas para a conscientização”, diz.

Enquanto isso, prossegue até março a captura de matrizes de curimbatá e tabarana para a produção de alevinos. Os alunos da Unip  que participam do projeto são do curso de Biologia, como Anderson Arsentales, Andrea Camargo Portella e Renata Biagioni.
A repercussão deste trabalho, aponta o biólogo Welber,  autor do livro

Os peixes do Rio Sorocaba”,  já começa a ser publicado em congressos científicos  brasileiros e internacionais.  O único projeto semelhante que se tem notícias  aconteceu na década de 60, no rio Mogi Guaçu, quando foram marcados 3 mil peixes da espécie curimbatá. Por enquanto, Sorocaba já marcou 240, incluindo-se tabaranas.

Fonte: Bom Dia Sorocaba - Site Tratamento de Água



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br