Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de abril de 2012

CAPTANDO ÁGUA NO CERRADO E ENFRENTANDO AS QUEIMADAS





ÁGUA E FOGO




A natureza do Cerrado, no Planalto Central do Brasil, nos dá duas brevíssimas dicas seguidas por muito poucos moradores desta belíssima região.


A primeira, captar águas da chuva durante o período aqui chamado invernal. É muita água que desaba sobre o planalto, mas que não se tomam as medidas adequadas para captá-las. Trata-se de um volume descomunal que obriga a todos a se abrigarem em lugar seguro. São 1.250 litros de água sobre cada metro quadrado de chão. 

O volume desse precioso líquido despejado numa área de 1.000 m2 (um lote de 100x10), nos meses de chuva, é de um milhão e duzentos mil litros, ou 1.250 m3. Para onde vai essa água com toneladas de plásticos, latas, garrafas e inumeráveis espécies de lixo? Não é a toa que nossos córregos se enchem, principalmente quando se desmatam milhares de hectares às margens dos rios. Não é a toa que nossas cidades são inundadas a cada ano repetindo-se tragédias.

A segunda, deixar a natureza cumprir seus meses de repouso, guardando a água acumulada nas raízes, nas folhas e nos troncos, protegendo as sementes caídas no chão. O fogo é um dos maiores inimigos do cerrado. A lenda de que o fogo é espontâneo ou é necessário para renovar pastos é apenas um dos ingredientes da ignorância herdada de geração em geração. A queimada arrasa a biodiversidade destruindo milhares de espécies e matando milhões de insetos e pequenos animais que garantem a interdependência e a sobrevivência dos seres vivos e sua reprodução.

O desalento entristece os que protegem a natureza. Não se captou em proporções mínimas a água da chuva e, agora, teme-se o fogo arrasador de todos os anos.

BLOG O OBSERVADOR - 
Eugênio Giovenardi
http://www.eugeobservador.blogspot.com.br/
Não poupe seus comentários. Envie-os pelo e-mail:
eugeniogiovenardi@gmail.com


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br