Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de abril de 2012

EM SÃO BENTO DO SUL (SC) AGRICULTOR INTELIGENTE GANHA DINHEIRO E BOA ÁGUA PRESERVANDO MARGEM DE RIO






Preservação de margem de rio vale dinheiro para agricultores de SC

O pagamento por serviços ambientais é um dos projetos escolhidos pelo Ministério do Meio Ambiente para servir como exemplo de boas práticas ambientais, durante a conferência Rio +20.
Em São Bento do Sul, no norte de Santa Catarina, a principal fonte de água para os 75 mil moradores é o Rio Vermelho, que corta o município de fora a fora.
Nos últimos anos, o rio não tem dado conta do abastecimento por causa da devastação das matas no entorno de nascentes e margens, que diminuiu o volume das águas. E foi pensando em restaurar essa vegetação e evitar a falta de água, que a prefeitura criou um programa de serviços ambientais há um ano e meio, onde o proprietário rural que preservar ou reflorestar as áreas em torno da nascente e do leito do Rio Vermelho recebe um pagamento no final do ano.
Em São Bento do Sul, existem 49 propriedades às margens do Rio Vermelho. Dessas, 18 aderiram ao programa de serviços ambientais e já receberam pagamento pela área preservada.
O agricultor Felipe Sanocki conseguiu o valor de R$ 336 por uma área de meio hectare às margens do rio. Para ele, a preservação vale a pena. “Assim a gente sempre ganha uns trocados. Então vale a pena preservar”, conta.
O proprietário que tem interesse em participar preenche uma ficha. Após a inscrição, um contrato é assinado e a propriedade passa por uma vistoria. O pagamento é feito pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, sem custo adicional na conta dos consumidores, e varia de acordo com 18 critérios fixados pelo programa.
Nos espaços que já foram desmatados são plantadas árvores nativas, como o araçá, a pitangueira e o jacarandá. Já nas propriedades com gado, deve ser adotado um cuidado a mais, já que as áreas de preservação precisam ser cercadas.
O proprietário José Honório foi quem recebeu o pagamento mais alto no ano passado. O valor foi de R$ 3 mil por 13 hectares de área de preservação permanente. Com a área preservada, ele ganha pontos extras no programa e uma renda a mais.
O Ministério do Meio Ambiente pretende apresentar outros 15 projetos desenvolvidos em áreas urbanas e rurais durante a Rio +20. A conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável será realizada em junho, no Rio de Janeiro. (Fonte: G1)
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br