Está em fase de finalização a preparação para o VIII Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, realização da Abes-RS em conjunto com a PUCRS. O evento, que acontece entre os dias 11 e 13 de junho, no Centro de Eventos da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6681), em Porto Alegre, reunirá profissionais, pesquisadores, gestores públicos e estudantes que atuam na área ambiental. Tendo como tema Resíduos: tecnologias, economia e sociedade, o simpósio contará com profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente, que irão relatar e discutir experiências realizadas em diversos lugares como Alemanha, França, Finlândia, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Rio Grande do Sul. Serão palestras, painéis e mesas redondas abordando temas como: inovação tecnológica, tratamento e aproveitamento de efluentes, resíduos de saúde: problemas e soluções, impactos dos resíduos agroquímicos, resíduos como negócio, antropologia do consumo, entre outros.
Sessão Técnica Especial
Um dos destaques do Simpósio Internacional é a apresentação de trabalhos dos pesquisadores da RECMET – Rede Iberoamericana de investigações no tema Reciclagem de Metais, financiada pelo Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento (CYTED), programa intergovernamental de cooperação multilateral em Ciência e Tecnologia. A Rede é formada por grupos de pesquisa de oito universidades: UFRGS e FEEVALE (Brasil); UBA (Argentina); USACH (Chile), USALP e UG (México), IST (Portugal) e UPV (Espanha).
Diálogos do Saneamento
Em paralelo ao Simpósio, a Abes-RS também está organizando o Diálogos de Saneamento: Novos Desafios do Setor. Nesse programa específico, que será realizado nos mesmos dias e no local do Simpósio, serão abordados temas da atualidade no saneamento básico, e também, serão conhecidas as experiências de sucesso em regulamentação e modelos de gestão, tecnologias de tratamento de lodo de ETEs, simulação e modelagem de sistema de água de esgoto, além de planos de contingência.
Novo prazo para inscrições de trabalhos
Atendendo a solicitações, a comissão organizadora do VIII Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental abriu um novo prazo para o envio dos trabalhos científicos. Os interessados terão até o dia 13 de abril (sexta-feira) para remeterem seus trabalhos. O endereço para o envio do material é www.abes-rs.org.br/qualidade2012.
Texto: Adriana Marques – Assessoria de Imprensa / Abes-RS