Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de abril de 2012

SOS AMBIENTE DE VÁRZEA NA BACIA DO RIO ATIBAINHA -


DENÚNCIA NA BACIA DO RIO ATIBAINHA - SP

From: thiagoandre14@hotmail.com
To: pmambiental.mele@cetesb.gov.br
Subject: Denuncia/Rodovia D.Pedro I
Date: Fri, 13 Apr 2012 12:20:00 -0300

Olá gostaria de denunciar a destruição de um ambiente de varzea localizada na beira da rodovia D. Pedro I, às margems do rio Atibainha, região que antes era ocupada por uma área estabelecida por vegetação típica de brejo e Mata ciliar extremamente bem preservada com espécies raras de plantas e animais pertencencentes aos dois ambientes e que recebe o escoamentos das águas de toda a região e precisa ser preservada pois está sujeita ao regime de escoamento da represa de Nazaré Paulista, a qual época de cheias solta seu excesso de águas, portanto esta zona de amortecimento precisa ser protegida pois a ocupação de sua várzea suavizará os impactos das cheias que já causaram destruição nas varzeas do rio Atibainha e Rio Atibaia.

Ocorre que em específico, nas áreas apresentadas pelos arquivos de foto, com sua devida localização geográfica estao sendo pouco a pouco ocupados e limpos de sua vegetação natural , que é uma vegetação primária esperada para este tipo de ambiente de brejo e várzeas, assim como drenados e aterrados, desregularizando assim o regime da movimentação das águas do rio, o que acarretará em grande piora no que já vem acontecendo!

Num período de 5 meses houve a troca da vegetação natural por pastagem, e está acontecendo uma queima discreta, praticamente todos os dias, onde os proprietários desta área além de já haverem suprimido a vegetação de brejo estão ateando fogo para dentro da área de mata, aos poucos, no período noturno em sua grande maioria para burlar a fiscalização, assim como corte e supressão da mata ciliar tbem.

Gostaria de saber qual a melhor maneira de denunciar esta má ocupação e devastação da vegetação natural?
Tenho um sitío na área no qual estou recompondo toda a vegetação natural assim, mas sozinho não poderei fazer muita coisa!!!!

A área pertence ao municipio de Nazaré Paulista e fica entre as divisas de Nazaré e Bom Jesus dos Perdões, à direita da Rodovia D Pedro I na altura do KM 58 sentido Nazaré paulista/ Campinas na estrada vicinal que dá acesso aos bairro de Serra Negra e Vila Galicia e os problemas de aterro e supressão estão ocorrendo ao longo de toda a estrada de terra, que há encontrava-se em ótimo estado de conservação dentro do período de 1 ano/1 ano e meio atrás!!

Segue relatório fotografíco com fotos que auxiliam na localização , fotos da vegetação que havia antes, e da situação atual

Grato pela atenção

Aguardo resposta

Sequência de fotos antes e depois da invasão

 Caro Thiago André,
Conforme já lhe informei através de e-mail a melhor forma de buscar solução para essa sua denúncia é apresentar o problema e as fotos para o Comitê de Bacias Hidrográficas do Piracicaba, Capivari, Jundiaí e também para o Dr. Promotor Público da Comarca, que certamente tomarão as providências necessárias.
Tendo alguma dúvida, favor entrar em contato conosco. Parabéns pela sua iniciativa!

Prof. Jarmuth


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!


Situação da área com vegetação natural e mata ciliar, antes da ocupação

 Situação da área de várzea depois de ocupada






 LOCALIZAÇÃO NA VIA D. PEDRO I - ENTRE NAZARETH PAULISTA E BOM JESUS DOS PERDÕES - SP


ENVIADA PELO COLABORADOR VOLUNTÁRIO THIAGO ANDRÉ - ATIBAIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br