Defesa Civil alerta para riscos nas praias do Rio Tocantins
Praias do Rio Tocantins sofrem oscilação por causa de comportas
Defesa Civil orienta pessoas que não sabem nadar a não ir às praias de Imperatriz por causa do nível do rio.
No vaivém das águas do Rio Tocantins, proporcionado pela abertura e fechamento da comportas da Hidrelétrica Estreito, as praias do Cacau e do Meio voltaram a aparecer dando condições de serem frequentadas ou utilizadas como áreas de lazer, mas a Superintendência de Defesa Civil de Imperatriz não aconselha as pessoas a voltarem aos dois balneários, principalmente as que não sabem nadar.
Outro ponto que o superintendente de Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, chama atenção é que o período do ano está propício para o aparecimento de arraias, que se aproveitam da lama deixada pela enchente. Com isso, aumenta o risco de banhistas serem esporados.
Como foi desarticulada toda a estrutura criada pela Prefeitura de Imperatriz para o veraneio, as pessoas que porventura sofrerem acidentes não terão condições de serem atendidas com urgência. Isso porque a equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que se encontrava de plantão no local, também foi retirada.
De acordo com o superintendente, a equipe do Samu foi de fundamental importância no atendimento das pessoas que sofreram qualquer tipo de acidente ou incidente. Pessoas que foram esporadas de arraias eram imediatamente socorridas e as com maior gravidade eram encaminhadas imediatamente ao Hospital Municipal.
"Com a desarticulação da estrutura de saúde, do palco, dos banheiros químicos e agora até mesmo das barracas, fica difícil as pessoas frequentarem os dois balneários, a não ser que estejam de barcos", explicou o superintendente, ressaltando mais uma vez que as pessoas que não sabem nadar não devem procurar as praias.
A retirada de areia muito próxima das praias causou a formação de enormes buracos na areia, que são verdadeiras armadilhas para os banhistas desavisados. "Sem os guarda-vidas para socorrê-las, essas pessoas fatalmente se afogarão, e não é isso que desejamos", afirmou Francisco da Silva, reforçando que nenhum afogamento fatal foi registrado durante todo o período de veraneio.
Mais
Na noite de segunda-feira (24), a Hidrelétrica Estreito liberou as comportas, quando milhões de metros cúbicos causaram mais uma enchente levando para as profundezas das águas as pontas de praias que se encontram à tona. As águas deverão voltar a baixar, uma vez que ainda não começou na região o período das chuvas que fazem elevar, normalmente, as águas do Rio Tocantins e seus afluentes.Fonte: http://www.fmnativa.com.br
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br