Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de junho de 2013

PICOS (PI), UM DOS SUBSOLOS MAIS RICOS EM ÁGUA DO PAÍS PREOCUPA MORADORES DO VALE DO RIO GUARIBAS


 


Publicado em 05/06/2013 por Lilás Comunicação

Considerado um dos subsolos mais ricos em água do país – até a década de 80 – a situação do lençol freático da cidade de Picos é muito preocupante. 

O alarme foi feito nesta terça-feira (04) pelo secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira. Ele esteve no município onde participou da II Conferência de Meio Ambiente do Território do Vale do Guaribas. O evento aconteceu no auditório da ACINP (Associação Comercial e Industrial da Grande Picos).

Dalton Macambira explicou que a superexploração do recurso natural tem agravado a situação do lençol freático. 

Conforme o secretário, são inúmeros os poços artesianos perfurados em Picos mesmo sem a licença ambiental, sem a outorga para o uso da água e principalmente sem qualquer cuidado preservacionista. “Se nos 60 os poços eram jorrantes, hoje ninguém encontra mais água em Picos a não ser em profundidade de 40 a 50 metros”, completou.

O problema é tão grave que Picos receberá água da barragem de Bocaina através de uma adutora que está em processo de licitação e será construída pelo Governo do Estado. 

O objetivo é aliviar o superexplorado lençol freático do município e assim permitir que ele possa se recuperar. “Para o lençol freático se recuperar é preciso dar outras alternativas de abastecimento que não apenas a água subterrânea”, frisou o secretário de Meio Ambiente.

Na análise de Macambira o meio ambiente já sofre com os efeitos da exploração indiscriminada da água existente no subsolo de Picos. Ele citou como exemplo o Rio Guaribas. Para o gestor estadual, o rio se ‘acabou’ por conta do rebaixamento do lençol freático. Nesse panorama, a SEMAR irá intensificar as fiscalizações que ainda estão nas fases pedagógica e educativa, mas que o quanto antes passarão a ter caráter punitivo.

“Temos que conscientizar as pessoas que a água subterrânea é um recurso estratégico e que deve ser pensada para o futuro. Não pode ser a única e a principal alternativa de abastecimento. Se nós temos barragens, se nós temos outras alternativas de água superficial para abastecer as populações, vamos usar essas alternativas e deixar a água subterrânea para a última alternativa. 

Infelizmente não é essa a cultura que nós temos. Por en
quanto as nossas ações são pedagógicas, mas nós vamos partir para ações mais duras e punitivas”, encerrou Dalton Macambira.

Fonte: Site Rodeadornews - 04/06/2013 - http://www.hidroplan.com.br

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br