Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de junho de 2013

PROJETO PEIXE PARÚ (CAMAÇARI - BA) REALIZA I ENCONTRO SOBRE PESCA ARTESANAL



Pesca artesanal e meio ambiente são temas de encontro na comunidade de Parafuso


Publicado por: Redação on terça-feira | 10:26


Com foco na preservação ambiental do Rio Joanes e no desenvolvimento sustentável da pesca na comunidade de Parafuso, a Concessionária Bahia Norte, em parceria com a Associação Movimento João de Barro e APA Joanes Ipitanga, promove o primeiro Encontro sobre Pesca Artesanal e Meio Ambiente de Parafuso, nos próximos dias 14 e 15 de junho. 

O evento acontecerá na Associação Atlética Comunitária de Parafuso (AACP) e irá reunir pescadores e moradores da região, representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura, Governo do Estado, Prefeitura de Camaçari e de outras entidades públicas e privadas.


Com grande potencial pesqueiro, o Rio Joanes é responsável por 40% do abastecimento de água de Salvador e Região Metropolitana. Seus mananciais estão na Área de Proteção Ambiental (APA) Joanes-Ipitanga desde junho de 1999. Apesar disso, o rio sofre riscos ambientais com o depósito irregular de lixo, desmatamento do entorno, lançamento de efluentes domésticos e industriais e ainda a pesca predatória, que ameaça espécies como o peixe Parú (ou Corró).


Para as lideranças da comunidade de Parafuso, a pesca é uma atividade importante tanto em termos de geração de renda quanto em relação à movimentação do turismo na região. “É nossa principal atividade comercial. Alguns moradores ribeirinhos utilizam a pesca para a subsistência, outros comercializam em cidades como Santo Amaro e Feira de Santana”, afirma Israel do Amor Divino, vice-presidente da associação de moradores. No entanto, a comunidade percebe que a falta de organização dos pescadores dificulta o desenvolvimento do setor. “A maioria dos pescadores vêm de fora para explorar a região; 90% do que é pescado não gera renda para a localidade”, revela Israel.

 

Projeto Peixe Parú – A necessidade de organização do setor pesqueiro na comunidade de Parafuso levou a Concessionária Bahia Norte a se unir com a Associação Movimento João de Barro e APA Joanes-Ipitanga para realizar, desde setembro do ano passado, um trabalho educativo voltado para a gestão associativa do desenvolvimento local sustentável. 

Um dos resultados dessa parceria foi o Projeto Peixe Parú, voltado para a discussão de temas relevantes à atividade pesqueira, como preservação ambiental e pesca artesanal na área de abrangência da APA. “Nossa expectativa é despertar a consciência das pessoas para a preservação do Rio Joanes e o desenvolvimento da pesca em Parafuso. Para isso, gostaríamos de continuar com o apoio de empresas privadas no sentido de fazer um trabalho educativo na região”, conta o vice-presidente da associação de moradores. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas na sede da Associação Atlética Comunitária de Parafuso ou com a Bahia Norte, através do telefone (71) 3023-6324 até o dia 12 de junho.


SERVIÇO

Evento: I Encontro sobre pesca artesanal e meio ambiente de Parafuso/Camaçari-BA

Quando: 14 e 15 de junho

Onde: Associação Atlética Comunitária de Parafuso (AACP)

Horário: sexta-feira, das 8h às 13h e sábado, das 8h ao meio-dia
  
VEJA TAMBÉM:

I ENCONTRO SOBRE PESCA ARTESANAL E MEIO AMBIENTE DE PARAFUSO/CAMAÇARI-BA



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br