Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de agosto de 2013

AÇÃO CIVIL PÚBLICA DO MP DE SP OBRIGA PARALISAÇÃO DE LANÇAMENTO DE ESGOTOS NA BACIA DO ALTO TIETÊ

Foto: Após ação do Ministério Público de São Paulo a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e o município de Suzano foram obrigados pela Justiça a paralisar o lançamento de esgoto na Bacia Hidrográfica do Alto do Tietê. Atualmente, o município  coleta cerca de 80% do esgoto gerado, dos quais apenas 70% são tratados. 

Saiba mais no Portal do #MPSP: http://bit.ly/1bft0IS

MP obtém decisão que obriga SABESP e a prefeitura de Suzano a paralisar lançamento de esgoto


ACP foi instaurada em maio pelo GAEMA - Núcleo Cabeceiras
O Ministério Público de São Paulo obteve, no último dia 29,  antecipação parcial dos efeitos da tutela, em ação civil pública, concedida pela Justiça de Suzano, obrigando a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e o município de Suzano a paralisar o lançamento de esgoto na Bacia Hidrográfica do Alto do Tietê.

A ação foi movida pelo Ministério Público em razão de degradação ambiental, determinando que a SABESP e a Prefeitura Municipal de Suzano, paralisem o lançamento de esgoto sem tratamento em qualquer curso d’água do município, ou que componham a Bacia Hidrográfica do Alto do Tietê, no prazo de um ano.

A antecipação dos efeitos da tutela foi pedida em ação civil pública ajuizada no dia 10 de maio pelo Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA) - Núcleo Cabeceiras.

A ação é resultado de um inquérito civil instaurado em 2012, no qual se verificou que as autarquias causaram dano ao meio ambiente ao deixarem de fazer o integral tratamento de esgoto, além de permitir o lançamento in natura no Rio Tietê, Taiaçupeba e afluentes, atingindo áreas de proteção de mananciais na região metropolitana da Grande São Paulo.

Durante a investigação, foi apurada a responsabilidade, para a prestação dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos pelo município de Suzano, que concedeu, por meio de contratos à Sabesp, a exclusividade da exploração desses serviços.

Porém, os serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgotos não foram efetivamente implementados. Atualmente, o município  coleta cerca de 80% do esgoto gerado, dos quais apenas 70% são tratados, resultando na degradação do meio ambiente, prejudicando a saúde, segurança e o bem estar da população de Suzano e toda a região metropolitana da Grande São Paulo.

Na ação, o GAEMA destaca que “A Prefeitura Municipal de Suzano não contribuiu decisivamente para que os índices aumentassem, uma vez que, a ela competindo com exclusividade o poder de controlar o uso e ocupação do solo urbano, permitiu a instalação de diversos loteamentos e ocupações ilícitas, deixando, ainda, de efetuar a regularização urbanística e ambiental desses núcleos habitacionais, permitindo a continuidade do lançamento de esgoto in natura nos corpos d´agua do Município e região, exsurgindo sua responsabilidade solidária pelos fatos ora tratados na presente ação civil pública”.

A Justiça ainda fixou multa diária de R$ 10 mil.

Leia a ACP e a decisão
Núcleo de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
comunicacao@mp.sp.gov.br | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br