Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de agosto de 2013

EXPEDIÇÃO DE CINCO UNIVERSIDADES FEDERAIS ANALISAM PROBLEMAS DO RIO SÃO FRANCISCO


Problemas no Rio São Francisco são mais graves entre Sergipe e Alagoas

‘Velho Chico’ tem mais peixes de água salgada do que doce.
Órgãos irão analisar os dados coletados


Os pesquisadores de cinco universidades federais do Nordeste participaram de uma expedição pelo Rio São Francisco e identificaram os problemas do local.
“Com o nosso olhar técnico vamos observar os impactos ambientais que estão sendo provocados, principalmente neste período de seca”, observa Avanir Torres, professora da Universidade Federal de Pernambuco.
Segundo os pesquisadores, entre os estados de Sergipe e Alagoas situação está mais complicada. A areia das margens é depositada no fundo do rio, que vai ficando cada vez mais raso, sendo possível caminhar.“Ele não tem condições de contrapor mais. Geralmente o rio alcançava até 12 km. Nós temos um mar que é dentro do rio”, analisa Luís Carlos, professor da UFS.
Os pescadores alegam que por conta da situação do ‘Velho Chico’ acabam encontrando mais peixes de água salgada do que doce. “São os peixes do mar: carapeba, robalo”, observa o pescador José Silveira.
De acordo com o ambientalista Carlos Eduardo Ribeiro a situação pede um posicionamento. “Nós temos que escolher entre ficar assim e o rio se acabar ou optamos em deixar o rio vivo”, alerta.
O resultado dos trabalhos serão apresentados a ANA (Agência Nacional das Águas) e ao Comitê da Bacia São Francisco, que são os órgãos que irão analisar os dados coletados. Fonte: G1 - SERGIPE

LEIA TAMBÉM:
Águas do rio São Francisco devem chegar ao Ceará até o fim de 2014O POVO Online
Segundo ele, isso será possível graças à finalização da primeira etapa do Cinturão das Águas, projeto que busca levar água vinda do rio São Francisco a ...

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br