Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de agosto de 2013

MEGA OPERAÇÃO POR DIVERSOS RIOS BRASILEIROS LEVARÁ PEÇA DE 760 TON ATÉ O MS


foto
Foto: Divulgação / Itaipu Binacional
Reator é a terceira de 13 peças que passarão pela região oeste do Paraná

Peça de 760 toneladas está no Paraná com destino a MS

DA REDAÇÃO
O transbordo do reator de amônia, a terceira e maior peça de um conjunto de 13 unidades que a Petrobras está implantando numa fábrica de fertilizantes em Mato Grosso do Sul, que seria feito na segunda-feira (12), só deve acontecer na quarta-feira (14), às 10h. A peça está atracada na prainha de Três Lagoas, um bairro em Foz do Iguaçu, aguardando liberação da Marinha para seguir viagem.
Cerca de 120 pessoas foram envolvidas no transporte da peça gigante. O reator de amônia que pesa 760 toneladas e tem quase 7 metros de altura e 40 metros de comprimento chegou a Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, no dia 4 de agosto, pelo Rio Paraná.

O equipamento construído na China foi desembarcado no Porto de Rio Grande (RS) e de lá levado até Mar del Plata, na Argentina, onde começou a subir o rio. Desde abril, esta é a terceira de 13 peças que passarão pela região. Seguiram o mesmo caminho um equipamento de 320 toneladas e uma caixa de purificador, com 173 toneladas.
Para seguir viagem, a peça teve que transpor a barragem da Hidrelétrica de Itaipu, que tem desnível de 120 metros. A etapa, considerada pelos técnicos a mais delicada da operação, começou no dia 7 e terminou no dia 10. Depois de desembarcada na margem do Rio Paraná, próximo à foz do Rio Bela Vista, em uma rampa de concreto construída exclusivamente para a operação, a peça foi transportada por uma plataforma com 160 pneus comandada por controle remoto a uma velocidade de cinco quilômetros por hora. De Foz do Iguaçu até a cidade de Três Lagoas serão mais 750 quilômetros percorridos em oito dias, parte deles pelo reservatório da usina.
A duas peças do mesmo conjunto – um reator de ureia e um condensador, chegaram no último final de semana à usina. A Petrobras está usando a área de Itaipu, o reservatório e o Rio Paraná para a travessia desses equipamentos. Essas peças estão paradas no Porto Belo
Com informações de O Presente e G1 PR


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br