Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de agosto de 2013

PROVAS DE CANOAGEM DA OLIMPÍADA DE 2016 PODERÃO NÃO SER REALIZADAS NO LAGO DE ITAIPU

Pista de canoagem slalom de Foz do Iguaçu (Foto: Iran Schleder / CBCa)
Pista de canoagem slalom de Foz do Iguaçu

(Foto: Iran Schleder / CBCa)

14/08/2013 



Confederação de canoagem condena 



possível mudança das provas de 2016


A CBCa manifestou desinteresse em mudar as provas da cidade do Rio de Janeiro para Itaipu. Desenvolvimento do esporte e estrutura são argumentos

Por SporTV.comFoz do Iguaçu, PR
Mesmo pouco conhecida no Brasil, a canoagem slalom tem alguns centros de referência espalhados pelo país. Um deles fica na parte superior do Lago de Itaipu com o curso do Rio Paraná - na região de Foz do Iguaçu. O Canal Piracema é a casa da seleção brasileira da modalidade e há 10 dias passou a ser cotada para abrigar as provas de canoagem slalom do Jogos Olímpicos de 2016, possibilidade levantada pelo Ministério do Esporte para reduzir custos e evitar atrasos nas obras do Rio de Janeiro. A Confederação Brasileira de Canoagem não gosta da ideia (assista ao vídeo).
- Não significa dizer, todavia, que esse canal não seja bom para eventos internacionais. Pelo contrário, nós já temos marcados o Mundial de rafting para o ano que vem, para 2015 o  Campeonato Mundial Júnior e Sub-23 de canoagem slalom, então, é um canal muito respeitado no mundo. Só que não é o nível de Jogos Olímpicos - disse Argos Gonçalves, superintendente da CBCa.
Segundo a entidade, por questões técnicas, o Canal Piracema não está pronto para receber um evento olímpico. Além de reformas para abrigar as provas, precisaria ampliar seu espaço para receber mais visitantes. Também não possui o volume de água exigido - o lago artificial tem pouca profundidade para provas nesse nível e com maiores chances de danificar os equipamentos.
Pista de canoagem slalom de Foz do Iguaçu (Foto: Iran Schleder / CBCa)Pista de canoagem slalom de Foz do Iguaçu
(Foto: Iran Schleder / CBCa)
Outro fator complicante são os obstáculos que também não são adequados. As pedras teriam que ser substituídas por móveis de plástico, permitindo que a pista seja transformada com frequência. Para a confederação, além desses contratempos, a mudança não ajudaria a difundir o esporte.
- Quanto mais canais, quanto mais centros de excelência, é óbvio que para o esporte nacional isso vai crescer quantitativamente e qualitativamente - completou Argos.
A produção do canal SporTV entrou em contato com o Comitê Organizador 2016 que, em nota, disse o seguinte: "Com relação ao evento de Canoagem Slalom, nenhuma decisão será tomada sem o envolvimento e a concordância da Federação Internacional de Canoagem e do Comitê Olímpico Internacional."
Olimpíadas de Londres instalações canoagem slalom Lee Valley (Foto: Getty Images)Veja as instalações usadas para a canoagem slalom nas Olimpíadas de Londres - Lee Valley
(Foto: Getty Images)

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br