Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de agosto de 2013

PARA VOCÊ QUE SE PREOCUPA COM O RISCO DA FALTA DE ÁGUA - FRACKING NO TEXAS (USA)

This rig uses hydraulic fracturing to obtain gas from Texas' Barnett Shale formation. Photo courtesy of KUT News.

OBSERVATÓRIO BRASILEIRO DO FRACKING - XALE GAZ - XISTO - MINERAÇÃO

"Eles estão sugando toda a água para fora da terra, e não são apenas centenas e centenas de caminhões-pipa aqui todos os dias trazendo água fresca das fontes", disse Owens.

A tragédia texano: ampla óleo, sem água

Fracking crescimento suga profundo a preciosa água debaixo do chão, deixando o gado morto, fazendas de ossos secos e pessoas com sede

Suzanne Goldenberg em Barnhart, Texas
theguardian.com, Domingo 11 de agosto de 2013 15,07 BST


Link para o vídeo: seca texano define moradores contra fracking
Beverly McGuire viu os sinais de alerta antes da cidade também ficar seca: areia no vaso sanitário, o crepitar de ar na torneira, uma bomba trabalhando para nenhum efeito. Mas ainda não prepará-la para a noite, no mês passado, quando ela abriu a torneira e descobriu a pequena cidade onde ela havia feito de sua casa por 35 anos, estava sem água.


"O dia em que ficamos sem água Liguei minha torneira e nada estava lá e, naquele momento, eu sabia que toda a Barnhart foi para o brejo", disse ela, piscando para conter as lágrimas. "Eu dizia: 'Querido Deus nos ajude! Esse foi o primeiro pensamento que veio à mente.".

Do outro lado do sul-oeste, os moradores de pequenas comunidades como Barnhart estão enfrentando a realidade de que algo tão básico como água corrente, como impensada como ligar uma torneira, já não pode ser tomada como garantida.

Três anos de seca, de décadas de uso excessivo e agora demandas desproporcionais da indústria do petróleo sobre a água para fracking estão correndo reservatórios e aquíferos subterrâneos. E a mudança climática está fazendo as coisas piores.

Só no Texas, cerca de 30 comunidades podem ficar sem água até o final do ano, segundo a Comissão Texas em Qualidade Ambiental.

Quase 15 milhões de pessoas vivem sob alguma forma de racionamento de água, impedido de aspersão livremente seus gramados ou recarregar suas piscinas. No caso de Barnhart, o poço parece ter corrido seco porque a água estava sendo extraído para fracking de gás de xisto.

A cidade - um posto de gasolina, um salão comunitário e um caminhão de taco - situa-se no meio da grande corrida do petróleo texano, na borda leste da Bacia do Permiano.

Há alguns anos atrás, parecia um lugar na saída. Agora McGuire disse que ela pode ver nove poços de petróleo a partir de sua varanda dos fundos, e há dezenas de trailers estacionados fora da cidade, cheios de trabalhadores do petróleo.

Mas logo após os primeiros caminhões frack puxado para cima, há dois anos, o poço na propriedade de McGuire secou.

Ninguém em Barnhart prestou muita atenção na época, e McGuire ligado ao abastecimento de água central da cidade. "Todo mundo disse:. 'Muito ruim' Bem, agora tudo vai secar", disse McGuire.

Pecuaristas despejado a maioria de seus rebanhos. Produtores de algodão perderam até metade de suas colheitas. O sorteio adicional para baixo, juntamente com a seca, tornou impossível para fazendeiros locais para alimentar e regar seus rebanhos, disse Buck Owens. Em um ano bom, a Owens usada para executar 500 bovinos e até 8000 cabras em seus 7.689 hectares arrendados (19.000 hectares). Agora ele está para baixo a algumas centenas de cabras.

A seca, sem dúvida, teve seus efeitos, mas Owens reservados sua raiva para os empreiteiros que perfurados 104 poços de água em suas terras arrendadas, para suprir as empresas de petróleo.

Os níveis de água estavam caindo em seus poços por causa da grande quantidade de água a ser bombeado para fora do Aqüífero Edwards-Trindade-Plateau, a uma milha formação aquífera 34,000 sq.

"Eles estão sugando toda a água para fora da terra, e não são apenas centenas e centenas de caminhões-pipa aqui todos os dias trazendo água fresca das fontes", disse Owens.

Enquanto isso, os moradores da cidade reclamaram, eles foram forçados a viver sob racionamento de água. "Eu tenho árvores mortas no meu quintal, porque eu não tenho sido capaz de molhá-los", disse Glenda Kuykendall. "O Estado está determinando o nosso sistema de água para economizar água, mas por quê? ... Obtendo um poço de petróleo Fracked leva mais água do que toda a cidade pode beber ou usar em um dia."

Mesmo quando a seca se abateu, mesmo quando os níveis de água diminuiu, a indústria do petróleo continuou a demanda de água e aqueles com água em suas terras estavam dispostos a vendê-lo. A estrada a oeste da cidade, foi alinhada com sinais de publicidade "água doce", onde os petroleiros pode assumir uma carga de tamanho caixa-car de água contaminada com produtos químicos industriais.

"Se você estiver indo para desenvolver o petróleo, você tem que ter a água", disse Larry Baxter, um empreiteiro da cidade vizinha de Mertzon, que instalou dois tanques frack em sua terra no início deste ano, com a esperança de fazer uma negócios fora de sua água vende bem para a indústria do petróleo.

Por sua própria estimativa, o seu bem poderia produzir o suficiente para encher 20 ou 30 caminhões-pipa para a indústria de petróleo por dia. Por US $ 60 (£ 39,58), um caminhão, que foi de 36.000 dólares por mês, facilmente. "Eu poderia vender 100 caminhões por dia, se eu estava aberto a isso", disse Baxter.

Ele rejeitou a idéia de que deve haver quaisquer restrições sobre a venda de água durante a seca. "As pessoas usam a água para alimentos e fibras. Eu optar por usar a minha água de vender para o campo de petróleo", disse ele. "Quem está aproveitando? Eu não vejo nenhuma diferença."

Barnhart permaneceu seca durante cinco dias no mês passado antes equipe de trabalho local reviveu uma ferrovia abandonada bem e começou a bombear novamente. Mas os moradores temem que seja apenas uma correção temporária e que da próxima vez que isso acontece eles não terão seus próprios poços para voltar a cair. "Meu bem, é muito, muito perto de ir seco", disse Kuykendall.

Então, o que é uma cidade como Barnhart fazer? Fracking é um dreno poderoso sobre abastecimento de água. No condado adjacente Crockett, fracking contas para até 25% do uso de água, de acordo com o distrito de conservação das águas subterrâneas. Mas Katharine Hayhoe, cientista climático da Universidade Texas Tech, em Lubbock, argumenta fracking não é a única razão Texas vai seca - e nem é a seca. Os últimos choques no sistema de água vem depois de décadas de uso excessivo por fazendeiros, agricultores de algodão, e as cidades sedentas de rápido crescimento.

"Temos grandes centros urbanos que sugam a água para fora do oeste do Texas para colocar em suas terras. Temos uma enorme comunidade agrícola, e agora temos fracking que também é o uso de água", disse ela. E depois há a mudança climática.

West Texas tem uma longa história de seca recorrente, mas sob a mudança climática, o sul-oeste vem enfrentando ondas de calor recorde, ainda secar o solo e acelerando a evaporação da água em lagos e reservatórios. Aquíferos subterrâneos não regeneram. "O que acontece é que a mudança climática vem em cima e, em muitos casos, pode ser a gota d'água que quebra o camelo para trás, mas o camelo já está sobrecarregado", disse Hayhoe.

Outras comunidades através de um osso seco ao sul-oeste estão recorrendo a medidas extraordinárias para manter a água fluindo. Robert Lee, também na mancha de óleo, foi transportar na água por meio de cisternas. Então tem Spicewood Beach, uma cidade resort 40 milhas de Austin, que tem sido de caminhões na água desde o início de 2012.

San Angelo, uma cidade de 100.000 habitantes, cavou um gasoduto a uma fonte de água subterrânea mais de 60 quilômetros de distância, e afundou meia dúzia de novos poços.

Las Cruces, do outro lado da fronteira com o Texas Panhandle, no Novo México, está perfurando até 1000 pés em busca de água.

Mas essas correções são soluções fora do alcance de pequenas comunidades rurais. Fora dos parques de RV para os trabalhadores dos campos de petróleo que estão apenas de passagem, Barnhart tem uma população de cerca de 200 pessoas.

"Nós apenas ganhar dinheiro suficiente para pagar a nossa conta de luz e que é suposto encontrar US $ 300.000 para perfurar um poço de água?" John disse Nanny, um funcionário da empresa de abastecimento de água da cidade.

Na semana passada, trouxe algum alívio, com chuva em todo o estado do Texas. Pluviômetros em algumas partes do oeste do Texas registrou duas polegadas ou mais. Alguns fazendeiros se atreveu a esperança era o começo do fim da seca.

Mas não Owens, ainda não de qualquer maneira. Os aqüíferos subterrâneos necessário muito mais chuva para recarregar, disse ele, e ele simplesmente não estava chovendo tão forte como ele fez quando ele estava crescendo.

"Temos que ficar com reservas cheias. Temos que obter um furacão para subir em nosso país e apenas saturar tudo para repor o aquífero", disse ele. "Porque toda a água está desaparecendo. Só isso. Estamos indo embora."


"SOMOS 186 ONGS - AQUI FAZEMOS O VERDADEIRO AMBIENTALISMO"  - WWW.FORUMAMBIENTALISTADOPARANA.ORG 
 
Acompanhe as noticias do FONASC acesse : http://fonasc-cbh.org.br/?cat=8

FONASC-CBH - Escritório: 
CLN 107 bloco D sala 211 CEP 70743-540 - Brasília - DF
Fones: (61) 32027448 - (61) 99996191  

CADASTRE-SE.NO FONASC aesse 
  www.fonasc-cbh.org.br e ASSOCIE-SE  


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br