Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

31 de agosto de 2013

ENCHENTES DO RIO DOS SINOS MOSTRAM A SOLIDARIEDADE HUMANA DE TRÊS HERÓIS



Heróis anônimos em meio a enchente Charles Dias/Especial
Valdomiro Maria, de 74 anos, com Anderson Souza, 25 anos e seu filho Andriel de 7Foto: Charles Dias / Especial

Heróis anônimos em meio a enchente

Três moradores do bairro Feitoria, em São Leopoldo, resgataram centenas de vizinhos que ficaram ilhados em decorrência da enchente do Rio dos Sinos


João Vitor Novoa
A expressão grave e triste dos milhares de moradores atingidos pela enchente do Rio dos Sinos, que perambulam pelas ruas da Feitoria, em São Leopoldo, é aliviada pela presença de três figuras do bairro que viraram heróis. O microempresário Celso dos Santos Correa, 46 anos, o chapeador Anderson de Souza, 25, e o pescador Valdomiro Antônio Maria, 64, se alternam, desde terça-feira, quando o rio transbordou, no resgate de moradores e ajudando-os na retirada dos poucos bens que sobraram de suas moradias. Eles afirmam terem resgatado mais de 100 pessoas cada um.

Pescador desde 1961, quando se instalou na margem do Sinos, Maria aprendeu a conviver com as rotineiras enchentes do rio. Sobrevivente das inundações de 1965 e 1968, o experiente pescador, conhecido como “Lambari”, pelos peixes graúdos da espécie que pescou a vida toda, diz que nenhuma provocou tanto horror como essa.

— Naquela época, o problema foi menor, porque quase ninguém morava aqui. Era eu e uns poucos apenas. As pessoas perderam tudo. Como eu morei 12 anos de frente para o rio e perdi, nas duas enchentes da década de 1960, tudo o que eu tinha, eu entendo o desespero dessas pessoas — observa Maria, que mora em um ponto não atingido pela água.

Ao perceber as dificuldades do amigo 39 anos mais velho em resgatar as pessoas com o seu barco a remo, Anderson Souza pegou emprestado do seu patrão um barco a motor, pediu licença do serviço e aprendeu a manejar o exemplar na marra, enquanto Maria dá as dicas. Embora tenha perdido boa parte de seus bens e “jogado fora” os R$ 17 mil investidos na reforma da residência onde mora com o filho de sete anos e com a esposa, o chapeador vem ajudando como pode os seus vizinhos.

— Nós estamos nessa correria há dois dias, eu mal dormi ou comi direito. A gente ajuda porque o pessoal perdeu tudo. Muitos compraram casas aqui porque as imobiliárias deram o aval, dizendo que nunca alagariam. Essas pessoas nem querem sair de casa, principalmente os mais idosos, mas nós insistimos até eles aceitarem. É perigoso por causa de doenças, cobras... — alerta Souza, apontando para uma cobra em um pátio no Loteamento São Geraldo II.

Em outro ponto do bairro, Celso dos Santos Correa sua com as remadas em seu barco de madeira. Elas foram fundamentais para que não ocorresse uma tragédia.

— Entrei na casa de uma família que estava com água no pescoço. Tinha quatro cachorrinhos boiando na água. Consegui resgatar todos com vida. Eu chorei quando vi aquela situação. Foi horrível — recorda.
http://zerohora.clicrbs.com.br

SAIBA MAIS:

Enchente no Vale do SinosDiário Gaúcho
Enchente no Vale do Sinos 30/08/2013 | 10h55 ... de São Leopoldo montou uma operação para agir junto à população afetada pela cheia do Rio dos Sinos.

Pessoas atingidas pela cheia serão vacinadas em São Leopoldo, RSGlobo.com
Pessoas atingidas pela cheia do Rio dos Sinos serão vacinadas e orientadas ... Pinheiros, Rio dos Sinos e São Miguel, tirando 8 mil pessoas de suas casas.

Total de desalojados por chuva no RS chega a 17,7 milDiário do Grande ABC
O levantamento diário feito pela Defesa Civil indica que a situação é mais grave no Vale do Rio dos Sinos. Em Novo Hamburgo, há 3 mil desalojados e em São ...

Nível dos rios dos Sinos, Paranhana e Caí segue baixando nos valesDiário de Canoas
Novo Hamburgo - O drama dos atingidos pela enchente na região ainda não tem data para acabar. Mas o alívio pode começar a vir a partir de agora, já que o ...

A SUA COMUNIDADE ESTÁ PREPARADA PARA ENFRENTAR
O PERÍODO DAS CHUVAS DE VERÃO 2013?

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br