Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de agosto de 2013

DEFESA CIVIL DE SAPIRANGA (RS) ESTÁ EM ALERTA APÓS TRANSBORDAMENTO DO RIO DOS SINOS


Rio dos Sinos transborda em Sapiranga
Rio dos Sinos transborda em Sapiranga

Rio dos Sinos transborda em Sapiranga e coloca cidades da região em alerta

Defesa Civil monitora pontos de alagamento e acompanha o nível do rio

Sapiranga  - Após a intensa chuva do final de semana, a Defesa Civil de Sapiranga está em alerta após o transbordamento do Rio dos Sinos nesta terça-feira. Durante a manhã o Rio do Sinos já tinha transbordado nas proximidades do distrito de Santa Cristina do Pinhal. Com a cheia atingindo Sapiranga, o risco é iminente para alagamentos nas áreas ribeirinhas de Campo Bom, Novo Hamburgo e São Leopoldo nos próximos dias.

Na manhã desta terça, o coordenador da Defesa Civil de Sapiranga, Leandro Batista da Costa foi acompanhado por dois soldados do Corpo de Bombeiros para visitar os moradores que foram afetados pela chuva e colocar o serviço à disposição. Cerca de 50 famílias moram no local atingido pelo Rio dos Sinos. “O grupo já está organizado para esse tipo de ocorrência e se apoia mutuamente, mas nos colocamos à disposição”, informou Costa. 

Segundo o agente José Aristides de Moura (Juca) foi percorrido o leito do rio nas proximidades da Prainha e Praia Dourada para verificar a situação. “Os moradores estão ilhados, mas a água não chegou dentro das casas, porque são mais elevadas e alguns possuem barcos”, informou. A Defesa Civil da cidade atende pelo telefone (51)3559-8290 ou 3599-9500, ramal 214.

Em Novo Hamburgo
Devido à ocorrência de chuvas dos últimos dias a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Defesa Civil, está em Estado de Alerta, pois o nível do Rio dos Sinos subiu rapidamente nas últimas 24 horas. Pelo menos quatro medições do nível do rio são realizadas por dia. A última foi nessa terça-feira às 16h30, onde foi verificado que o Rio dos Sinos estava em 6,35m sendo que o normal é 2,5m.  De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Edson Monte Blanco, esta marca tende a aumentar. "Como choveu muito nas cabeceiras, o nível poderá subir ainda mais nas próximas horas", alertou. Como existe a previsão de mais chuvas para os próximos dias, será mantido o acompanhamento e a evolução do nível do rio com medições periódicas, bem como o monitoramento dos locais vulneráveis às enchentes. 

Monte Blanco acrescentou que a Defesa Civil permanece dando especial atenção à eventual necessidade de remoção e abrigo de famílias, caso o nível do rio ultrapasse a marca dos 6,70 metros. A Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones 3587-7863, ou 9964-3889.

Recomendações
A Defesa Civil de Parobé alerta para que as pessoas tomem cuidado nas áreas alagadas. Segundo o secretário Valdenir Martins (Kiko) é preciso tomar cuidado nas áreas alagadas próximo ao Rio dos Sinos, próximo ao Distrito de Santa Cristina do Pinhal. “Também orientamos que onde há alagamento nos campos, as pessoas tem costume de colocar rede de pesca nos locais com concentração de água parada, fora do leito do rio, isso é muito perigoso”, lembra o secretário Kiko. Fonte: http://www.diariodecanoas.com.br

LEIA TAMBÉM:

Estrada em Parobé ficou interditada por cheia do Sinos

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br