Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de agosto de 2013

NORDESTE BRASILEIRO TEM MUITA ÁGUA, DIZ PESQUISADOR JOÃO SUASSUNA

Eng. João Suassuna, da Fundação Joaquim Nabuco


Políticas de combate à seca


Meus Prezados,
Para o agrônomo João Suassuna, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, um novo modelo de exploração agrícola precisa ser implantado no Semiárido. “Esse modelo deve passar, necessariamente, pela exploração da capacidade de suporte da região, com a utilização dos elementos biológicos, plantas xerófilas e animais adaptados, fugindo, sempre que possível, das culturas de grãos, como milho e feijão, na dependência de chuvas. A instabilidade climática da região é muito severa, resultando em perdas frequentes de safras”, diz.
"O Nordeste tem muita água", afirma João Suassuna.
Vale a pena conhecer esse ponto de vista um dos mais lúcidos, e que afirma a necessidade de se conviver com a seca nordestina, ao invés da politicagem de combate a mesma.

Ela é apresentada pelo engenheiro agrônomo João Suassuna que é um dos especialistas mais respeitados do Brasil quando o assunto é a hidrologia do semi-árido, principalmente em relação ao Nordeste Seco do país.

Em 1938, o escritor Graciliano Ramos publicou o livro "Vidas Secas". O relato sobre um sertão consumido pela miséria e falta de água comove até hoje os leitores brasileiros. Mas, passados quase 80 anos, o povo nordestino continua sofrendo com a seca. Será que nada mudou? 

Neste Ponto de Vista, o agrônomo e pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco João Suassuna retraça a história das políticas de combate à seca no sertão e clama por investimentos em políticas para conviver e produzir em tempos de estiagem.

QUEM JÁ ATRAVESSOU EM 2013 O SERTÃO NORDESTINO! CHOROU! OS EXEMPLOS DE PAÍSES COMO ISRAEL, IMPLANTADOS NO DESERTO QUE SUPERARAM A SECA COM POLITICAS INTELIGENTES E HONESTAS NÃO SÃO SEGUIDOS. NO BRASIL PREVALECE A INCOMPETÊNCIA E A CORRUPÇÃO! NÃO É POSSÍVEL QUE NÃO SE ACABE COM ISSO! VAMOS FURAR POÇOS AO INVÉS DE USAR CAMINHÕES PIPAS.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br