Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de agosto de 2013

ANÁLISE DE 1,6 FAMÍLIAS RIBEIRINHAS MOSTRA O NÍVEL DE MERCÚRIO NO RIO MADEIRA, EM RONDÔNIA

08/08/2013 

Nível de mercúrio no Rio Madeira está 



abaixo do esperado, revela estudo


Índice está quase mil vezes abaixo do permitido por legislação.
Cerca de 1,6 mil famílias ribeirinhas estão sendo analisadas, em Rondônia.

Do G1 com informações da TV Rondônia

O nível de mercúrio encontrado no Rio Madeira, em Rondônia, está abaixo do esperado, segundo revelou um estudo feito em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e a Santo Antônio Energia, divulgado neste mês de agosto, durante uma conferência mundial. O índice encontrado está quase mil vezes abaixo do permitido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) - que é de 0,0002 mg/l Hg - de acordo com o pesquisador da Unir Ígor Holanda. O metal foi muito utilizado durante décadas na extração do ouro na região de Porto Velho.
O índice do mercúrio no cabelo da população ribeirinha serve como referência para medir a contaminação nos rios. São recolhidas amostras de água, sedimentos, fitoplânctons, além de cabelos dos ribeirinhos a cada três meses para análise realizada em um laboratório de biogeoquímica da Unir. A pesquisa, que se tornou mais abrangente em 2009, recolheu dados de 1,6 mil famílias que moram às margens do rio, as mais afetadas pelo mercúrio.
O mercúrio é um metal tóxico que pode oferecer riscos ao meio ambiente e à saúde humana. Em altas concentrações pode acarretar problemas de locomoção, memória e visão. Apesar do nível identificado no Rio Madeira ser abaixo do permitido, o monitoramento na região irá continuar.
"O monitoramento vai continuar até que a gente se sinta seguro em dizer que o índice de mercúrio não está aumentando e que a gente não está causando nenhum impacto neste sentido para a população", ressalta Carolina Mariani, analista socioambiental da Santo Antônio Energia.
O resultado da pesquisa realizada desde 2009 foi divulgado no início do mês durante uma conferência internacional na Escócia. "A conferência reúne os maiores especialistas no assunto que vão lá apresentar e discutir os seus dados. Então, a importância é a gente poder participar, divulgar os resultados e receber contribuições dessas pessoas, que são referência no mundo todo em suas áreas de estudo", explica Carolina Mariani.
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br