Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de agosto de 2013

EM MOGI DAS CRUZES (SP) O MP INVESTIGA REATIVAÇÃO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA NÍVEL 3, DO RIO TIETÊ


Estação de Recuperação e Recalque, no Tietê, perto da ponte da Avenida João XXIII pode ser reativada / Foto: Arquivo

MP investiga se estação será reativada


O Ministério Público (MP), por meio do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) instaurou uma ação civil pública contra o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) para investigar os indícios de que a autarquia estaria querendo ativar a Estação de Recuperação e Recalque, denominada ECR-I, situada no Rio Tietê, nas proximidades da ponte da Avenida João XXIII, em César de Souza. O MP acatou, na verdade, a denúncia feita pelo atual presidente do Subcomitê de Bacia Hidrográfica Tietê - Cabeceiras, José Arraes, e pelo engenheiro José Roberto Kachel dos Santos.
Segundo Arraes, o Semae tem intenções de reativar a estação para captar água naquele ponto. Porém, a autarquia não teria tecnologia suficiente para descontaminar o produto antes que ele chegue ao consumidor. “Naquele trecho, as águas do Tietê são classificadas como de nível 3, ou seja, de média para pior qualidade e o Semae não possui técnicas para descontaminação dessa água tão suja. Se essa estação de captação voltar a funcionar, significa que o mogiano estará recebendo água imprópria para o consumo”, explicou o ambientalista.
Arraes diz, ainda, que o ex-deputado Maurício Najar transformou aquele trecho em zona exclusiva para indústrias e que toda a poluição do rio, ali, é gerada pelas empresas que despejam produtos químicos no local. “Se o zoneamento não for alterado, naquele trecho não se pode captar água por causa da presença das indústrias. Se ele for alterado, todo o local deve voltar a ser de proteção de mananciais e as empresas não poderiam mais ter suas licenças de operação renovadas. Então, procuramos o Gaema e fizemos essa denúncia, argumenta. O promotor Ricardo Castro acatou e abriu ação civil pública”, destacou Arraes.
O Semae, por meio de nota oficial, admitiu “que recebeu um ofício do Ministério Público solicitando informações sobre a obra em questão” e que “a autarquia está preparando a resposta e detalhará a importância e os amparos legais que apontam a necessidade de reativação do sistema de captação”. (Sabrina Pacca)
Fonte: http://www.odiariodemogi.inf.br/cidades/cidades/17630-mp-investiga-se-estacao-sera-reativada.html

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br