Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de agosto de 2013

PROJETO PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ (SP) TERÁ 23 KM DE CICLOVIA



Do G1 São Paulo

Governo começa construção de primeiro trecho de projeto Parque Várzeas do Tietê. (Foto: Divulgação)Governo começa construção de primeiro trecho de projeto Parque Várzeas do Tietê. (Foto: Divulgação)



S













Rio Tietê terá 23 km de ciclovia 




entre 




Penha e Itaquaquecetuba



Obra faz parte de primeira fase do projeto Parque Várzeas do Tietê.
Previsão é que etapa esteja concluída até 2016.


Será iniciado neste sábado (3) a construção de uma ciclovia e de uma via parque na margem direita do Rio Tietê, no trecho entre a Barragem da Penha e a divisa de São Paulo e Itaquaquecetuba. A obra, que vai custar R$ 35,5 milhões e será feita pelo Governo do Estado, faz parte da primeira fase do projeto Parque Várzeas do Tietê. A conclusão das obras está prevista para 2016.
A ciclovia terá 3 metros de largura e a via parque, 7 metros. O trecho ligará a Barragem da Penha ao futuro núcleo de lazer Any Jaci e tem previsão de dois anos para ser concluído. Serão 23 km de ciclovia e via de trânsito local.
O Parque Várzeas do Tietê vai unir o Parque Ecológico do Tietê, na Penha, e o Parque Nascentes do Tietê, no município de Salesópolis. O investimento total no projeto é de R$ 1,7 bilhão.

Segundo o governo, o parque deverá beneficiar cerca de 3 milhões de moradores da Zona Leste da capital paulista. Ele se estenderá pelos municípios de Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis. O objetivo do projeto é recuperar a função das várzeas do rio, funcionando também para regular suas enchentes.

Etapas
A primeira etapa do programa vai ocupar 25 quilômetros de extensão das margens do rio Tietê. A conclusão dessa etapa é prevista para 2016. Nesse período, serão implantadas 18 quadras poliesportivas, sete campos de futebol, cinco centros de educação ambiental, cinco academias para a Melhor Idade, quatro bibliotecas, quatro telecentros e nove playgrounds.

Dos 48 km de via parque e ciclovia, 15 km já foram entregues. Além disso, 60 mil mudas foram plantadas como compensação ambiental pelas obras de ampliação da Marginal Tietê. Dois núcleos de lazer também estão funcionando, um no Parque Ecológico do Tietê, inaugurado na década de 80, e outro no Parque do Jacuí, inaugurado em 2010.

A segunda etapa, com 11,3 quilômetros, abrange a várzea do rio Tietê em Itaquaquecetuba, Poá e Suzano, e tem previsão de término para 2018. Já a terceira etapa, um trecho de 38,7km que vai de Suzano até a nascente do rio Tietê, em Salesópolis, deve ficar pronta até 2020.

Para a sustentabilidade ambiental e econômica do parque, serão criadas unidades de conservação e desenvolvidas ações educativas. Ao todo, ficarão disponíveis para a população 33 núcleos de lazer, cultura e esporte, 230 quilômetros de ciclovia e Via Parque, 77 campos de futebol e 129 quadras poliesportivas. Fonte: G1 - São Paulo
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br