Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de agosto de 2013

TESTES FALSOS ENGANAM POPULAÇÃO SOBRE QUALIDADE DA ÁGUA EM PONTA GROSSA (PR)

Ponta Grossa - Paraná

05/08/2013 
Vendedores de filtro enganam população sobre qualidade da água em Ponta Grossa

Publicado por http://www.agsolve.com.br/

  
 A água tratada entregue em todas as cidades atendidas pela Sanepar, vinculada ao Governo do Estado, atende à legislação e às recomendações do Ministério da Saúde e das demais autoridades sanitárias. Vendedores de filtro de água de uma empresa sediada em Ponta Grossa, Campos Gerais, têm visitado moradores e dado informações falsas sobre a água captada no meio ambiente, o tratamento nas estações e a qualidade do produto entregue. 

A companhia paranaense realiza cerca de 1,4 milhão de análises de água mensalmente, controlando a qualidade dia e noite. A fiscalização também é feita pelas autoridades sanitárias. Os consumidores podem acompanhar a qualidade da água da Sanepar, fornecida às cidades atendidas, pelo site www.sanepar.com.br . 

As informações são divulgadas mensalmente. Em caso de dúvida, os clientes também podem entrar em contato com a Sanepar, pelo telefone 115, ou com a Vigilância Sanitária da sua cidade, que recebe relatórios mensais sobre a água entregue para a população.

GOLPE - Além de afirmações falsas, alguns vendedores se oferecem para ‘testar’ a qualidade da água. Eles afirmam, de forma errada, que se a cor mudar para amarela é porque há problema. Para fazer o ‘teste’, usam um reagente (ortotolidina). A reação do cloro com a ortotolidina, que altera a cor e deixa a água amarelada, nada mais é do que a confirmação que a água da Sanepar está dentro dos padrões. De acordo com a legislação, a Sanepar é obrigada a manter, em toda a rede, residual mínimo de cloro para garantir a segurança da água tratada.
Se for mal conservado, o filtro pode contaminar a água por uma série de microorganismos e provocar doenças. Ao passar por algum elemento filtrante, como o carvão ativado, por exemplo, a água tratada perde o cloro e fica vulnerável a contaminações. 

Fonte: Agência de Notícias do Paraná


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br