Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de outubro de 2013

ALUNOS DE SÃO LEOPOLDO FICAM SURPRESOS COM O LIXOS E ENTULHOS NA MARGEM DO RIO DOS SINOS


Foto: Roberto Vinícius/GES

Monstros do Rio invadem a escola Clodomir Vianna Moog


Alunos trabalham a preservação do Rio dos Sinos


Dayane Mascitti





São Leopoldo  - Um passeio turístico pelo Município resultou em exemplo de cidadania para os estudantes de uma turma do 3º ano do ensino fundamental da Escola Clodomir Vianna Moog do bairro Scharlau. 

Os pequenos, com idade entre 8 e 9 anos, ao visitarem pontos turísticos de São Leopoldo passaram pela ponte da BR-116 e logo ficaram surpresos com os lixos e entulhos encontrados nas margens do Rio do Sinos. 

A partir daí a turminha começou a fazer perguntas para a professora Leila Moutinho relacionadas a situação em que o Rio do Sinos se encontrava, no mês de setembro. Leila imediatamente teve a ideia de promover um projeto educativo aos alunos, que foi batizado de Brincando e aprendendo com os monstros do Rio dos Sinos. 

“O projeto foi inspirado na campanha que o Jornal VS promove com o título Monstros do Rio dos Sinos. Quando comentei a proposta para as crianças elas já se empolgaram e começamos a trabalhar em sala de aula”, disse a professora. 

A iniciativa, que teve início no último dia 5 de setembro, incentivou os 25 alunos da turma 3A1 a criarem personagens com material reciclável. “Todo o trabalho foi feito durante as aulas. E desde esta semana passamos a expor os trabalhos dos estudantes no pátio da escola, com a proposta de chamar a atenção dos pais. Queremos alertar sobre a importância de preservar o meio ambiente como um todo”, disse Leila.

Incentivo a cidadania
De acordo com a diretora da  Escola Clodomir Vianna Moog, Sonia Maria Cherutti, o projeto Brincando e aprendendo com os monstros do Rio dos Sinos, está rendendo bons frutos. “Os alunos estão motivados e esta atividade é importante porque promove integração entre os estudantes”. O supervisor pedagógico, Carlos Eduardo Bartel, disse que a iniciativa está despertando o interesse de outras turmas da escola e também dos pais dos alunos. “É através de pequenos gestos que conquistamos grandes mudanças como alertar as crianças desde cedo sobre a importância de preservar o meio ambiente”. 

Conscientização
O diretor do Jornal VS, Fernando Cesar Anschau, destacou que a campanha Monstros do Rio dos Sinos, promovida pelo Jornal VS, surgiu em novembro de 2012 com o propósito de alertar a população sobre as consequências de jogar o lixo em locais impróprios como o Rio do Sinos, por exemplo. “O Jornal VS fica orgulhoso quando consegue despertar a atenção dos leitores sobre a importância desta campanha. 

A felicidade torna-se completa quando é trabalhada em sala de aula. Em breve teremos uma próxima campanha relacionada a preservação ambiental”, disse Anschau. O aluno Ruan Mateus Pereira, 10, apresentou o monstro que ele criou feito de garrafa pet. “Não é certo jogar lixo nas ruas. Temos que cuidar do meio ambiente”, disse Ruan. Os colegas de Ruan, Nicolas Martins,9, Ruan Trindade, 9, e Devian Pereira,9, também participaram da iniciativa.
Fonte: http://www.diariodecanoas.com.br/sao-leopoldo


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br