Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de outubro de 2013

Indígenas promovem troca de sementes nativas e conhecimentos de cultivo entre 30 etnias do Brasil e do exterior

9ª Feira Krahô de Sementes Tradicionais

Cerca de 3 mil índios de mais de 30 etnias do Brasil e do exterior vão participar, até o dia 18, de uma feira sobre compartilhamento de sementes e conhecimentos de cultivos sobre diversas espécies agrícolas. A 9ª Feira Krahô de Sementes Tradicionais, foi aberta ontem (14) em Itacajá, no Estado do Tocantins. O evento também objetiva desenvolver ações para incrementar a segurança alimentar indígena, incentivar à conservação local das variedades agrícolas tradicionais e promover a capacitações nas áreas de agroecologia e artesanato, entre outros.

Os krahôs habitam a região de Cerrado do Centro-Oeste com uma população de 3 mil indivíduos, vivendo em 28 aldeias. A Feira Krahô de Sementes Tradicionais ocorreu pela primeira vez em 1997. Na última edição, em 2010, o evento reuniu cerca de 2.500 pessoas de dez etnias. O evento foi idealizado dois anos após os representantes dos krahôs terem procurado a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília, em busca de sementes tradicionais de milho e amendoim, que estavam nas câmaras de conservação da Embrapa, onde mais de 100 mil amostras de sementes são mantidas a uma temperatura de 20 graus Celsius (ºC) negativa.

Os índios queriam reintroduzir nas suas roças as variedades tradicionais, substituídas por sementes tradicionais, comerciais e híbridos, durante o processo de aculturação, e não adequadas ao seu sistema de cultivo às suas necessidades alimentares.

Edição: Aécio Amado
Reportagem de Luciano Nascimento, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 15/10/2013

http://www.ecodebate.com.br/2013/10/15/indigenas-promovem-troca-de-sementes-nativas-e-conhecimentos-de-cultivo-entre-30-etnias-do-brasil-e-do-exterior/


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br