Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de outubro de 2013

GOVERNO DE SÃO PAULO VOLTA A INSISTIR NA 2ª TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO PARAÍBA DO SUL

Vista aérea do rio Paraíba do Sul, no trecho de Jacareí - Foto: Claudio Vieira
Vista aérea do rio Paraíba do Sul, no trecho de Jacareí - Foto: Claudio Vieira

Estado retoma projeto de transposição do Paraíba


Proposta prevê pontos de captação em Guararema e Jacareí para reforçar abastecimento de S. Paulo
Xandu AlvesSão José dos Campos - 09 outubro 2013
O governo de São Paulo retomou o projeto de tirar água do rio Paraíba do Sul para abastecer a Região Metropolitana de São Paulo.
Hoje, em Taubaté, a Secretaria de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos conduziu um seminário para apresentar os resultados do Plano Diretor de Aproveitamento de Recursos Hídricos para a Macrometrópole Paulista, encomendado pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica).
O evento foi realizado na unidade do Sest Senat Taubaté, às 9h, na avenida Isauro Moreira, 125.
Seminários semelhantes foram feitos em São Paulo e Campinas, respectivamente ontem e anteontem.

Demanda. 
Segundo a Secretaria de Saneamento, o principal objetivo do trabalho é apresentar propostas de ações para garantir o suprimento de água bruta para o abastecimento urbano, os usos industriais e o uso na irrigação em toda a metrópole, até o ano de 2035. 

Atualmente a região utiliza cerca de 97% da água produzida internamente, o que "constitui um limite preocupante", informou a Secretaria de Saneamento.
Entre as alternativas apontadas no estudo, estão a transposição das águas do rio Paraíba do Sul em dois pontos: Guararema e no reservatório do Jaguari, na região de Jacareí.

Críticas. 
Parte das águas do Jaguari seriam transpostas para a Bacia PCJ, dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.
Na área de Guararema, as águas seriam direcionadas para a Bacia do Alto Tietê.
A medida foi criticada na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Especialistas projetam risco de escassez de água nas cidades com a transposição do rio Paraíba.
"Não sabemos ainda se o estudo é uma proposta fechada ou aberta a sugestões. Do jeito que está, há risco de faltar água na nossa região. É preocupante", afirmou o engenheiro Luiz Roberto Barretti, vice-presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul.
Segundo ele, o rio já fornece água para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e não suportaria a transposição para atender a demanda da capital.
"Há o risco de vivermos um período de escassez e de atrapalhar o desenvolvimento da região. A qualidade da água também poderia piorar."
Para a vereadora Renata Paiva (DEM), de São José, a região terá que organizar uma nova resistência contra a transposição do rio Paraíba.
"O governo estadual havia engavetado esse projeto e agora está retomando. Somos contra à transposição", disse. 

SAIBA MAIS


Plano DiretorO governo estadual vai realizar um seminário em Taubaté, às 9h de hoje, para apresentar os resultados do Plano Diretor de Aproveitamento de Recursos Hídricos para a Macrometrópole Paulista

Demanda
O plano apresenta alternativas para atender a demanda por água, até 2035, na Região Metropolitana de São Paulo

Rio Paraíba do Sul
O governo resgatou a proposta de tirar água do rio Paraíba

COMENTÁRIOS NO JORNAL " O VALE"


Esmola demais o santo desconfia não é a toa que sempre liberam verbas para despoluir o rio paraiba,tão de olho nele faz tempo.
Comentado por JoeldeOliveira, 03/10/2013 20:33
Não precisa que os políticos façam algo em defesa do Rio Paraíba. Onde está a iniciativa privada? Lembro-me que aqui mesmo no jornal O VALE, um rapaz apresentou um projeto de transporte pelo rio em Jacareí e foi extremamente criticado. Caso já estivesse funcionado, dificilmente governo cresceria os olhos na água do rio, pois poderia inviabilizar o transporte fluvial na região. É assim que se defende o rio também, ocupando-o e utilizando-o. Do mesmo modo que a população do Sul Fluminense vem tentando fazer na área esportiva. http://riosulnet.globo.com/web/conteudo/1_262858.asp
Comentado por Lucas, 03/10/2013 19:36
Infelizmente, o Vale do Paraíba continua sendo a região desprezada do Estado de São Paulo, demonstrando nossa apatia e tibieza política, bem como, o desinteresse do governo estadual por nossos problemas . Um absurdo o enorme caos que nos ameaça essa transposição fluvial com a falta de água decorrente dessa famigerada medida. Espero que os nossos políticos e nossa sociedade organizada reajam à altura do tamanho da ameaça que paira sobre nossas famílias! PELA DEFESA DE NOSSAS ÁGUAS! DIGAMOS NÃO À TRANSPOSIÇÂO DO PARAÍBA!!!
Comentado por Jose Pensador, 03/10/2013 15:36
Sou paulistano e moro em SJC há 15 anos e acho um absurdo isso que estão querendo fazer. A Capital conta represas imensas, se não me engano parte da água que abastece a região norte da capital vem de rios do sul de MG e agora estão querendo a água dos rios do Vale do Paraíba. Quem passa pelas represas da região percebe o nível baixíssimo das águas, o que compromete até o nosso abastecimento sem contar as casas luxuosas que estão sendo construídas as margens de mananciais com a conivência das prefeituras. É um absurdo.
Comentado por Andre Lima, 03/10/2013 14:43
Judas Priest a RM do vale têm servido há todas as empresas de Telecomunicações que se utilizam do telefone de contato prefixo,4004, por exemplo, para SP e Região metropolitana,da qual os nossos governantes rapidamente e em conluio,incluiu SJC,pois todo o consumidor que quizer fazer um contato no canal de comunicação dessas empresas, detalhe,(publica ou privada),terá que se utilizar desse prefixo,que é tarifado e enche os cofres dessas empresas diariamente. Voce já imaginou o lucro que elas têm ??? Apenas os SACs devem ser "gratuitos",de acordo com a Lei, cujo prefixo é o 0800. Apenas para empresas com regulação do governo.Curioso ´q eu os Correios nem SAC têm!
Comentado por Renato Coelho, 03/10/2013 14:13
Pra que tem servido essa tar RM do vale, hein?
Comentado por Judas Priest, 03/10/2013 13:52
É que lá no RJ, a construção da usina hidrelétrica de Furnas (que já está operando) usando água transposta do rio Paraíba do Sul, com o objetivo de suprir a energia elétrica na Copa do Mundo, foi realizada de forma muito estranha. Ibama, construção de túneis, soluções perigosas de engenharia (na construção), interesses de grandes empresas por trás, MP tentando mostra que ali era BeloMonte-2 (só que ninguém ouvia), etc. Por isto, lá no RJ, a mobilização é maior. Eles estão vendo o que está acontecendo com o rio. Por aqui, deveríamos nos preocupar também, tanto por nós, como por eles. Mas o gigante adormeceu, depois dos R$ 0,20 do ônibus... Uma pena.
Comentado por Fernando Nishimura de Aragao, 03/10/2013 11:48
É Porto de areia, é lixo industrial, é lixo residencial, é colocaçào de pedras para captação de água que provoca erosão em outro ponto..e...agora vem mais essa 'TRANSPOSIÇÃO" do velho Rio Paraíba.TEMOS QUE MOBILIZAR SIM!Como já foi comentado a Região metropolitana São Paulo terá que cuidar dos recursos naturais (quanto carro sendo ocupado por uma pessoa, quanto prédio saturado, mais gente consumindo mais água e gerando resíduos ..e por aí vai)Temos que descentralizar estes grandes centros SATURADOS.. e ir em busca de qualidade de vida...
Comentado por acmacedo, 03/10/2013 11:46
Jeferson, lá no RJ, eles utilizam o Rio Paraíba para o transporte de pequenas cargas e também para a prática de desportos náuticos. Há escolas de remo em Volta Redonda e Campos dos Goytacazes, por exemplo. Ou seja, tomam conta do rio para evitar o olho gordo de pessoas de fora.
Comentado por Lucas, 03/10/2013 10:50
manda são paulo (capital paulista) despoluir o rio tiete e o rio pinheiros que são fossas a ceu aberto e ai sim terão agua para os paulistanos.
Comentado por eliana, 03/10/2013 09:50
Renato Coelho, bom dia! Bom, talvéz você não saiba, mas no lado Fluminense do Vale do Paraíba (Resende, Volta Redonda, Barra Mansa, entre outras), a mobilização contra a transposição do Rio Paraíba do Sul, é muito mais forte do que aqui. Eles sabem, que qualquer alteração na vazão do rio, irá afetar a vida deles também. A cada vez que essa ideia ressurge, a população de lá se mobiliza, com abaixo-assinados, panfletos em escolas, igrejas, etc, o que for preciso para engajar a população e os políticos locais contra esse projeto. Bom, já barramos tal ideia duas vezes, e vamos barrar de novo. E a Justiça não se cega, diante da possibilidade de um verdadeiro desastre ambiental. É bom a Secretaria Estadual de Saneamento, pensar em outra coisa, porque aqui não vão conseguir nada não.
Comentado por Jeferson, 03/10/2013 09:31
Transposição de águas do Rio Paraíba, autorização para extração de areia em toda a região, aumento da taxa de uso da água (Agência Nacional de Águas), estrutura de adutoras envelhecida... e o cidadão tem que economizar água, porque o preço vai subir e a falta de água (rodízio) será constante. Onde estão os planos das cidades sustentáveis? Somente no papel.
Comentado por Fernando Nishimura de Aragao, 03/10/2013 09:28
CANSADOS DE "SUGAR" ATÉ NÃO TER MAIS DE ONDE RETIRAR,E PREVENDO A FALTA DE AGUA,POR INEFICIÊNCIA DE PLANEJAMENTO,O GOVERNO E O MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SOB O COMANDO DOS "VAMPIROS",ALCKMIN E HADDAD E DE SEU GRUPO DE "TÉCNICOS-GURUS", A TROCO DE POPULISMO BARATO E DE VOTO,PARA SE DAR BEM COM A MASSA,AGORA,"SILENCIOSAMENTE", SE VOLTAM PARA A REGIÃO DO VALE DO PARAIBA.ATITUDE TÍPICA DOS EXPLORADORES E EXPROPRIADORES NA ÉPOCA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL.SÓ QUE AGORA,ELES TÊM TAMBEM A AJUDA DE DECISÕES JUDICIAIS COMBINADAS NO BATER DO MARTELO E QUE SE LASQUEM OS CAIPIRAS E SEUS "ESPÍRITOS DE CORPO"POIS QUEM MANDA AQUI, SÃO OS "DOUTORES DA CAPITAL".ACREDITEM,ELEITORES DO VALE,ESSES LOBOS MAUS VÃO SOPRAR,SOPRAR ATÉ A CASA CAIR!
Comentado por Renato Coelho, 03/10/2013 09:07
Engraçado. O próprio DAEE, assim como a CETESB, consideram a bacia do Rio Paraíba do Sul, como uma das mais frágeis, senão a mais frágil de todo o Estado de SP. Então, por quê raios querem ressuscitar essa ideia de transpor as águas do nosso Paraíba, em Guararema e em Jacareí? Nosso Rio, já cede parte de suas águas, para suprir o Rio Guandu, garantindo assim, o abastecimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O Rio Paraíba, não suportará uma nova transposição de suas águas. Em caso de desvio das águas, o índice de depuração da água está comprometido, assim como a oxigenação das águas inviabilizando de vez a sobrevivência dos peixes. Além é claro, do desabastecimento em nossa região... Todos viram, quando a ONS (Operador Nacional do Sistema - Elétrico) teve a ideia IMBECIL de reduzir a vazão da represa de Santa Branca, quando o volume represado fosse menor do que 40%. Pra variar, os engenheiros da ONS só olham para o próprio umbigo. E nesse episódio, sequer a ANA (Agência Nacional de Águas) foi notificada. A consequência, foi o desabastecimento em Jacareí, o que culminou com um decreto de estado de emergência inusitado... Aí a prefeitura Jacareiense compensou uma m... com outra m... E o resultado está aí, obra emergencial para tentar conter a erosão na margem do rio. Em suma, poderiam futuramente, usar parte os royalties do Pré-Sal, ou da exploração de gás natural, na bacia de Santos, para promover o abastecimento via dessalinização da água do mar, tal como países como Kuwait e Catar o fazem... Ou melhor, nosso ilustríssimo Governador Geraldo Alckmin, poderia cobrar maior eficiência por parte da SABESP... Sabiam que se a SABESP, reduzisse pela metade, o desperdício de água (Aquele que ocorre antes da água chegar nas torneiras dos consumidores) na Grande SP, eliminaria a necessidade de se "roubar" água do Rio Paraíba do Sul? A resposta para esse projeto é bem simples: UM SONORO NÃOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!
Comentado por Jeferson, 03/10/2013 08:56
Acredito que a transposição será um risco para a manutenção da população, industrias e comércios da região metropolitana do Vale do Paraíba, o governo do estado deveria estudar melhor as possibilidades de retirada de água da região do Vale do Ribeira, que além de levar investimentos para aquela região que é uma das mais pobres do estado, deixaria o velho Paraíba, que já está escasso pelas degradações e utilização dessas águas também para o abastecimento de parte da cidade do Rio de Janeiro e baixada fluminense. Na verdade o Rio Paraíba precisa mesmo é de investimentos para sua recuperação e não mais projetos de transposição.
Comentado por Antoniel de Lima, 03/10/2013 08:53
O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
É expressamente proibida a postagem de comentários discriminatórios, racistas, que ofendam a imagem ou a moral ou que desrespeitem a legislação em vigor. Informamos que seu IP e seus dados serão fornecidos à Justiça, caso seja requisitado por autoridade legal.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br