Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de outubro de 2013

MAIS UM EDITORIAL FALA HOJE DOS NOSSO RIOS: JORNAL DO COMÉRCIO



EDITORIAL Notícia da edição impressa de 29/10/2013

Seca no Nordeste ao lado de rios caudalosos

A Justiça mandou não apenas paralisar as obras da gigantesca usina de Belo Monte por problemas de compensações ambientais como proibiu o Bndes de repassar recursos ao consórcio que constrói o empreendimento, fundamental ao abastecimento energético em futuro próximo para o Brasil. Que o Brasil é um país-continente, sabemos desde os bancos escolares. Mirando o mapa da América do Sul, observa-se a grandiosidade territorial do nosso país, ao lado dos demais. Somos o único povo da América Latina a falar português. Da Patagônia até o México, todos os demais falam espanhol. Tão grandes e, por isso mesmo, com tantas disparidades, sejam sociais, sejam físicas ou meteorológicas.

Enquanto no Sul temos frio e muita chuva, no Nordeste, a seca continuava, há meses, castigando o sofrido povo simultaneamente ao clima daqui. Desde o Brasil Império, com Dom Pedro II, em 1847, a transposição das águas do rio São Francisco para amenizar, para mitigar a sede dos nordestinos é ideia pensada e repensada. Pois anunciada como a grande obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1), está inconclusa, para desespero dos que estão morrendo próximos do cognominado “Rio da Integração Nacional”, tantas estados e regiões inóspitas ele percorre até chegar ao mar.

Os periódicos atrasos das obras de transposição das águas do São Francisco desanimam e castigam o Nordeste. Tudo está parado em meio às tradicionais – no Brasil - suspeitas de corrupção. É quase uma doença, lastimável, e beirando ao nojo essa situação no País. A transposição do São Francisco, de qualquer forma, é o mais caro dos projetos do PAC no governo Dilma Rousseff. As águas do São Francisco serão levadas numa extensão de 470 quilômetros e beneficiarão 325 comunidades que residem a uma distância de até cinco quilômetros de cada margem dos canais.

Por isso mesmo, a presidente defendeu o trabalho. Segundo ela, as obras de transposição do rio São Francisco estão em pleno andamento, com mais de 6,5 mil trabalhadores nos canteiros e 1,8 mil equipamentos em atividade. A transposição do São Francisco prevê a construção de mais de 600 quilômetros de canais de concreto para desviar parte das águas do rio  para o semiárido de quatro estados do Nordeste: Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, visando a projetos de irrigação. 


A presidente ressaltou que a participação da engenharia do Exército tem sido importante no projeto do São Francisco, em um trabalho complementar ao das construtoras privadas. “Os canais de aproximação dos Eixos Norte e Leste foram concluídos pelos militares. O Exército está construindo ainda estradas de acesso às estações de bombeamento e cuidando de obras em outras áreas, como estradas e aeroportos”, afirmou. 

Na análise da presidente, a parceria entre o setor público e o privado, com o auxílio do Exército, é boa para a infraestrutura do País. A presidente argumentou que, sob essa fórmula, ao mesmo tempo em que são executadas soluções para gargalos estruturais, a equipe técnica militar é mantida sempre mobilizada e em contato com as mais modernas tecnologias construtivas. É um elogio e tanto, embora o País saiba que sempre conta com os “brasileiros fardados”. Fonte: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=138407

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br