Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de dezembro de 2013

MOBILIZAÇÃO DA "RIO PARDO VIVO" REUNIU 1.500 PESSOAS CONTRA AS NOVAS HIDRELÉTRICAS

Manifestação mobiliza estudantes e cidadãos contra as usinas hidrelétricas no rio Pardo

Numa manifestação coordenada pela ONG Rio Pardo Vivo, com a colaboração de várias instituições da região, foi realizado, no dia 19 de agosto, o ato de protesto contra a instalação de usinas hidrelétricas no rio Pardo – rio localizado na bacia hidrográfica do Médio Paranapanema, na divisa com o Norte do Paraná – em Santa Cruz do Rio Pardo/SP.
       Clique nas fotos para ampliá-las.  Veja mais fotos: clique http://migre.me/gQiJ0
O evento contou com cerca de 1.500 pessoas. Participaram do evento, escolas públicas e privadas, cidadãos e políticos de várias cidades da região. Esteve também presente o Deputado Estadual Vitor Sapienza (PPS-SP). O evento teve o apoio de várias Ongs e instituições da Santa Cruz e da região.
O evento foi iniciado com os estudantes saindo de suas escolas e passeatas pelas ruas da cidade em direção ao Ingá Náutico Clube, local da concentração. O local foi escolhido por estar situado ao lado do rio Pardo e ser uma referência histórica para a cidade quando se trata do contato da população com o rio. Após a chegada dos estudantes houve a apresentação de grupos musicais e cantores. O cantor santa-cruzense Guca Domenico fez uma música especialmente para o rio, a qual será executada por uma escola particular no sinal que indica o encerramento de suas aulas.
Na manifestação foi apresentado o abaixo assinado com 30.000 assinaturas contra as usinas que se pretende instalar no rio. As assinaturas serão entregues a órgãos governamentais que estão analisando os projetos das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH).
Os projetos das PCHs – Os projetos de instalação de usinas no rio Pardo são num total de 9 PCHs, ao longo de todo a extensão do rio. Três dessa PCHs estão dentro do município de Santa Cruz do Rio Pardo, sendo que destas, duas barragens tem projetos de serem instalados no município. Daí a importância do ato na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo como o centro de manifestação desse porte.
Conscientização – Após a realização das audiências públicas, realizadas em meados de abril deste ano pelo Governo do Estado, vários voluntários, participantes de Ongs e instituições da cidade de Santa Cruz, realizaram várias palestras nas escolas da cidade e cidades vizinhas apresentando os danos trazidos pelas PCHs. A participação das crianças foi fundamental na coleta de assinaturas para o abaixo assinado.
Foram feitas também apresentações para os e Prefeitos de vários municípios da região, visando conseguir o apoio para defender o rio. Com esta ação foram votadas leis que buscam barrar a instalação das usinas.
Muitas empresas também foram visitadas e participaram ativamente do movimento. Uma empresa do ramo de rações, a Special Dog, chegou a colher mais de 10.000 assinaturas, envolvendo funcionários e representantes em várias cidades.
Próximos passos – O movimento em favor do rio Pardo ainda continua e não tem hora para finalizar. A ONG Rio Pardo Vivo e as Ongs e instituições parceiras estarão realizando estudos e projetos para avaliar as próximas medidas com o objetivo de evitar a degradação do meio ambiente do rio Pardo, nas suas cachoeiras e nas suas margens. Fonte: http://riopardovivo.org


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br