Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de dezembro de 2013

MUTIRÃO DA IV JORNADA ROESSLER NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOS SINOS RETIRA 2,5 T DE LIXO

Foto: Thiago da Rosa/GES

Mutirão retira mais de duas toneladas de lixo do Rio dos Sinos em São Leopoldo

Ação fez parte da programação da 4ª Jornada Roessler de São Leopoldo



Matheus Beck



São Leopoldo  - Buscando a conscientização e integração das crianças com os problemas enfrentados pela bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, um mutirão de limpeza foi realizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMAM), Secretaria Municipal da Educação SMED, ambientalistas, bombeiros voluntários e Defesa Civil nesta segunda-feira (2). De acordo com o titular da SEMMAM, Henrique Prieto, durante o mutirão foram retiradas do Sinos 2,5 toneladas de lixo.  

 Parte integrante da programação da IV Jornada Roessler, que ocorre até o dia 8 de dezembro no Município, o mutirão, das 8 às 16 horas, contou com a retirada de diversos tipos de lixo, encontrados nos sete quilômetros que fizeram parte da rota. A ação reuniu 22 caiaques do Projeto Canoagem na Escola da SMED, barcos da SEMMAM e do Corpo de Bombeiros, além do barco-escola Martim Pescador.De acordo com a bióloga da SEMMAM, Júlia Witt, o mutirão serviu para chamar a atenção para a problemática do Rio dos Sinos. “É importante fazer com que a comunidade volte seus olhos para o que o rio está sofrendo”, comenta.

 O diretor de Planejamento e Gestão Ambiental da SEMMAM, Luiz Henrique Scharlau acompanhou o mutirão e revelou a principal importância da atividade: “principalmente conscientização das crianças e população na preservação dos recursos hidrográficos. Precisamos melhorar o saneamento básico e investir para salvar o rio. É um ato simbólico para que todos tenham consciência e responsabilidade dos cuidados com o rio”, diz.

Panorama do Rio 
Durante a manhã a reportagem do Jornal VS participou da rota percorrida por todos do mutirão no barco da SEMMAM junto com diretor de Planejamento e Gestão Ambiental, Luiz Henrique Scharlau. O panorama de quem navega pelo Rio dos Sinos, em São Leopoldo, é de muito lixo boiando ou às margens. Na mata ciliar que acompanha o rio, inúmeras sacolas plásticas encontram-se presas nos espinhos e mesclam-se em meio aos galhos e folhas. Além do cheiro forte do esgoto que deixa a água mais turva em alguns espaços, sofás, pneus, garrafas e cadeiras são alguns dos materiais encontrados na região.

Importância 
Auxiliando no recolhimento dos sacos de lixo que eram retirados dos barcos para o Martim Pescador, o secretário municipal de Meio Ambiente, Henrique Prieto, lembrava a impressionante variedade de lixo encontrada e o tempo para a decomposição de alguns materiais. “Essa ação tem sentido simbólico e não vai eliminar todo o lixo, mas vamos mostrar que precisamos nos conscientizar”, disse Prieto. Além da situação crítica e de muita poluição, o secretário lembrou que o rio tem muitas coisas bonitas também. “O Rio dos Sinos tem mais de 100 espécies de peixes e ainda está vivo”, lembra.
Fonte: http://www.diariodecanoas.com.br

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br