Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de dezembro de 2013

OPERAÇÃO VERÃO DA PM DE SP É INICIADA EM CAMPOS DO JORDÃO (SP) COM GRANDE SIMULADO

o secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Marco Aurélio Alves Pinto, Prefeito Fred Guidoni, primeira dama Juliana Cintra e demais autoridades municipais 

Nossa Campanha também contempla orientação a moradores em áreas
de risco de desmoronamento e deslizamentos


"Maior simulado é feito em Campos 

do Jordão"

No dia 1 de Dezembro aconteceu em Campos do Jordão o maior simulado de abandono residencial já realizado no Estado de São Paulo, de acordo com informações da Defesa Civil do Estado. 

Foram 120 residências e com a adesão de 348 moradores que se cadastraram na central de triagem, localizada na entrada do abrigo, na Escola Otávio da Matta. Ao todo, o Simulado mobilizou cerca de 800 pessoas. 


Simulado de Campos do Jordão realizado em área de risco ocupada

Para o secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Marco Aurélio Alves Pinto, o sucesso do simulado foi o resultado da adesão da Prefeitura à proposta.”Nunca fizemos um simulado com uma participação popular tão significativa. Isso demonstra o comprometimento com o trabalho preventivo que está sendo realizado”, disse. 

O objetivo do Simulado foi o de treinar a comunidade e os órgãos envolvidos no atendimento a este tipo de ocorrências visando diminuir o tempo, alertar para a prevenção e a resposta após desastres. O treinamento aconteceu na Vila Santo Antônio, com moradores das ruas Pavão, Canário, Pardal, Araponga, Tucano e Araras. 




A realização do Simulado trouxe gente de outras regiões para aprender. Representantes das Defesas Civis de cerca de 10 cidades estavam presentes. O comando foi feito pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (CEDEC), tendo como membros do órgão estadual e responsáveis por esse simulado o Capitão PM Rudyard Panzarini Paiva e o Tenente PM Marcelo Camada, bem como o Secretário Adjunto da SIDEC Tenente PM Carlos Artur de Oliveira. 





O simulado também marcou o início da Operação Verão, da Polícia Militar no Estado de São Paulo. Foi a primeira vez que Campos do Jordão participou de um treinamento deste porte. A ação faz parte de uma série de medidas preventivas que estão sendo feitas, desde o início do ano, e que já trouxe para a cidade a instalação de novos pluviômetros (para medir a quantidade de chuva) , a implantação dos agentes locais de prevenção, a conquista do Cartão de Pagamento de Defesa Civil e a busca por novas moradias. 





CIDADE RECEBE CERTIFICADO DA ONU 

O prefeito Fred Guidoni recebeu certificação da Organização das Nações Unidas (ONU) pela adesão do município à campanha Cidades Resilientes. A entrega do Certificado Certificado de Compromisso de Resiliência aos Desastres foi feita pelo coronel Marco Aurélio Alves Pinho. Campos do Jordão foi a primeira cidade da região a se inscrever no projeto e a primeira a receber o certificado. Uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos. 




TRABALHANDO A PREVENÇÃO 

Desde o início do ano, a cidade vem se organizando para preparar-se melhor para o período das chuvas. Hoje, Campos do Jordão conta com 5 pluviômetros – antes era apenas um – e há um trabalho constante de palestras e treinamento de voluntários, de forma a trabalhar na prevenção e na ação rápida, para o socorro de vítimas, em caso de desastres. 

Agora a cidade também conta com o Cartão de Pagamento de Defesa Civil. Com ele, o município garante agilidade e transparência no uso dos recursos transferidos para regiões em situação de emergência ou estado de calamidade pública. Com o cartão, a cidade possui “dinheiro na mão”, para a realização de ações de resposta, que compreendem socorro, assistência às vítimas ou o restabelecimento de serviços essenciais. 

Hoje, menos de 300 municípios, no país, dispõe de tal benfeitoria. A preocupação da Prefeitura leva em conta a vulnerabilidade de diversos cenários no município de Campos do Jordão, que está diretamente ligada à sua característica geográfica e ocupação do solo nestas áreas. 

De acordo como um Plano de Defesa Civil elaborado em 2006, são 1070 moradias em situação de remoção por estarem localizadas em áreas de risco. A prioridade maior, evidente, é a eliminação dos riscos. A maior ação a ser feita é a construção de casas, para a retirada a população destas áreas. 

O prefeito Fred Guidoni, já conta com a aprovação do programa Minha Casa Minha Vida, para construir cerca de 600 unidades habitacionais. A construção está prevista para começar em meados do próximo ano. Já há também o complemento do Programa Casa Paulista, para a construção de outras 1.400 unidades habitacionais, o que retirará do cenário, também, os moradores de áreas tidas como menos graves. Este novo lote também está em fase de viabilização de área e de financiamento. 

Ao mesmo tempo, a Prefeitura aderiu ao Programa Cidade Legal, do Governo do Estado e está regularizando lotes e fornecendo a possibilidade de tirar a escritura, nos loteamentos informais, mas que estão fora das áreas de risco. 

O programa além de promover regularização fundiária, também inibe a invasão de áreas congeladas e valoriza os moradores que estão em áreas onde não haja risco eminente. Cento e vinte e nove famílias já foram contempladas e mais 600 irão receber a carta de regularização no próximo ano. Porém, como tais ações entre o planejamento e a entrega levam tempo, o trabalho da Prefeitura e da Defesa Civil na prevenção torna-se fundamental, para trabalhar na prevenção e ao mesmo tempo melhorar as condições de resgate. Fotos: Sergio Biagioni


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br