Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de fevereiro de 2014

EXPEDIÇÃO RIO URUGUAI - IMPORTANTE NA GERAÇÃO DE ENERGIA E ATRATIVO TURÍSTICO

Do G1 RS
Comente agora
Rio Uruguai reserva belezas naturais na Região Norte do RS (Foto: Reprodução/RBS TV)Rio Uruguai reserva belezas naturais na Região Norte do RS (Foto: Reprodução/RBS TV)
18/02/2014 

Maior do RS, Rio Uruguai abastece 




três hidrelétricas e atrai turistas


Série 'Expedição Rio Uruguai' mostra atrativos do local na Região Norte.
Além da importância econômica, aglomerado de água é turístico.

Recurso para hidrelétricas do Rio Grande do Sul, o rio Uruguai é a maior aglomeração de água deste tipo no estado. O rio é considerado estratégico para o crescimento da economia nacional e esconde belezas únicas, como mostra a primeira reportagem da série "Expedição Rio Uruguai", do Jornal do Almoço, da RBS TV (veja no vídeo).
O rio Uruguai nasce entre o município gaúcho Barracão e Campos Novos, em Santa Catarina. São quase 1,8 mil quilômetros até desaguar no rio da Prata, entre terras uruguaias e argentinas. A natureza se revela. Uma ilha em meio às águas se torna refúgio para as gaivotas. Nas margens, a mata nativa segue preservada. Até cachoeiras são encontradas ao longo do seu trajeto.
As paisagens encantam os turistas, como a família da vendedora Anita Klipstein, do Paraná. “Nossa, é a coisa mais linda que tem. Chegar e ver essa imagem assim não tem explicação. Chegar ao Rio Grande do Sul e ver o rio Uruguai é apaixonante”, conta Anita.
  •  
Três hidrelétricas são abastecidas com as águas do rio Uruguai, no RS (Foto: Reprodução/RBS TV)Três hidrelétricas são abastecidas com águas do
rio Uruguai, no RS (Foto: Reprodução/RBS TV)
Durante o último século, o rio foi usado apenas por pescadores. No ano 2000 foi inaugurada ali a primeira usina hidrelétrica, Itá.  Depois, vieram as usinas de Machadinho e a foz do Rio Chapecó. A usina hidrelétrica Itá é a maior do Rio Grande Sul. Metade da energia que o estado precisa vem daqui, o que faz da eletricidade mais um aspecto da importância do rio Uruguai.
De acordo com o gerente-geral da usina, Diego Collet, a energia gerada ali e em mais dois locais é suficiente para abastecer todo o estado. Com a formação dos reservatórios, comunidades foram deslocadas. O rio perdeu um dos principais cartões postais. O estreito Augusto Cezar, em Marcelino Ramos, foi submerso em 1999. 
O turismo passou a ser fonte de renda para muitos moradores da região, existe até passeio de lanche para conhecer o local. Paisagens que se revelam ainda mais belas de cima da tirolesa que atravessa as águas. A aventura atravessa os dois estados. Gabriela Cristina Fae participou da atividade e ficou empolgada com a diversão. “Não tem palavras. É emocionante e muito divertido”, empolga-se Gabriela.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br