Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de fevereiro de 2014

SOS RIO PIRACICABA - "MEU RIO, MEU POBRE RIO"

Foto: Davi Negri
Foto: Davi Negri

Meu rio, meu pobre rio


Mais do que uma cidade, Piracicaba é um rio com um povo. Quando as águas baixam, desfalecemos também. Se sobem, ficamos felizes. Se o rio morrer, morremos juntos.

Não há, talvez, uma cidade na qual o humor do povo – alegrias e tristezas – dependa das águas de um rio. Porque, antes de cidade, Piracicaba foi um rio que, fascinando índios, os atraiu às suas margens. O homem branco também se deixou seduzir. E não deu nome nenhum ao povoado, pois ele já fora batizado pelo indígena maravilhado. Aquele paraíso, as águas eram“pirá”, peixe, “cycaba”, o lugar da colheita dos peixes. Outra tribo – no mesmo lugar e nas mesmas águas, borbulhantes pelas pedras do salto – iluminou-se de quase o mesmo: “pirá”,peixe, e ciricaba”, corredeira dos peixes. Assim, surgia Piracicaba, abençoada pelo signo do peixe.
Esse rio sagrado – o nosso Ganges –  tornou-se pia batismal de um povo. Que se tornou uma gente caipira,  como o próprio indígena se denominou: caá (mata), i (água), pirá (peixe). E seu batismo está lá, naquelas águas e no simbolismo profundo do peixe, uma bênção. Pois o peixe, na história da humanidade, simboliza o alimento e identificava, no início do cristianismo, o próprio Cristo. “Ichtus”, é nome do peixe em grego. E “ichtus” são as inicias gregas de “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.
A pescaria é a busca do alimento nas águas. E simboliza a “pesca das almas humanas”. Piracicaba é a cidade privilegiada que, na colheita dos peixes espirituais, criou um estilo próprio e abençoado de viver: o caipiracicabanismo. Pescadores, nossa vocação é entregar o alimento material e espiritual aos que acolhemos e nos procuram. Não à toa, Santo Antônio é o padroeiro da cidade. E o seu mais célebre discurso foi a Pregação aos Peixes.
Acima e além, pois, de nossa história pessoal, há a gênese de um rio. E nossa alma piracicabana, nosso espírito, nosso amor, nossa singularidade são, todos eles, plasmados pelo rio, mesmo que não o percebamos. Eis uma verdade absolutamente verdadeira em toda sua crueldade: sem o rio, não existimos. Deixaremos de ser Piracicaba e, portanto, piracicabanos, para nos tornarmos, talvez, andarilhos em busca de um novo solo.
 “Nostra culpa, nostra maxima culpa”! Pois, há quase 60 anos, ouço, vejo, acompanho a luta de uma minoria em favor do rio sagrado, lutando por ele também. Lembro-me da poluição criminosa de indústrias, lançando restilo nas águas. A indiferença da então Usina Monte Alegre, mostrando, já então, que os interesses econômicos eram, para uns poucos, superiores à sacralidade da natureza e da vida humana. E, depois, a mentira criminosa, pérfida – iniciada com Carvalho Pinto e concluída por Abreu Sodré – na criação do Complexo Cantareira, que nos roubava águas formadoras. Os deputados Salgot Castillon e Domingos Aldrovandi reagiram, protestaram, mas acabaram confiando nas promessas do governo ou, simplesmente, deixaram-se iludir. Anunciava-se a morte do Rio Piracicaba. Lenta, vagarosa, cruel.
Ah! meu rio, meu pobre rio… No qual nadei ao longo de toda a infância, na mocidade, à beira do qual meu pai disse ter enterrado o meu umbigo. Ah! meu rio, meu pobre rio… À beira do qual, na Rua do Porto, aprendi com conversa de pescadores, ouvindo magias de lendas e de mistérios, vendo-os preparar tarrafas e barcos… Ah! meu rio, meu pobre rio… Por cujos sortilégios e seduções, jamais consegui deixar esta minha terra por ele banhada, por ele abençoada, ele, o rio, pia batismal de todos nós.
Ah! meu rio, meu pobre rio… Neste meu outono, prefiro morrer antes a vê-lo desaparecer deixando-me órfão do sagrado. Bom dia.
Fonte: A PROVINCIA

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br