Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de abril de 2011

GOVERNO PAULISTA BUSCARÁ UNIVERSALIZAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO EM DEZ ANOS


Alguns dos desafios do saneamento em São Paulo: a universalização dos serviços de água e esgoto, a melhora na prestação de serviços, controle de inundações, obras de drenagem e canalizações, entre outros.

Universalização de Saneamento deve ocorrer em dez anos no estado de São Paulo

Em 15/04/2011
 
Na manhã de 13 de abril, o secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, e a presidente da Sabesp, Dilma Pena, discutiram a universalização do saneamento básico no estado em seminário no 55º Congresso Estadual de Municípios, em São Vicente (SP).

Para Giriboni, São Paulo está no caminho correto para a universalização. “O estado está próximo de atingir 100% de abastecimento de água à população e temos mais de 85% da população com tratamento de esgoto. São muitos avanços”.

Ele mostrou aos congressistas os programas disponibilizados pelo Governo do Estado aos municípios e considerou o Congresso da Associação Paulista como uma “oportunidade de apresentar a todos as ações da Secretaria”.

O secretário classificou como alguns dos desafios do saneamento em São Paulo a universalização dos serviços de água e esgoto, a melhora na prestação de serviços, controle de inundações, obras de drenagem e canalizações, entre outros.

Como foco da palestra, foram destacadas as ações necessárias para a universalização: aumento da eficiência dos prestadores de serviços; garantia permanente de recursos financeiros; redução de impostos no setor; e participação privada. “Metade do esgoto tratado no Brasil encontra-se em São Paulo. De 2000 a 2008, 60% do incremento de tratamento de esgoto no país ocorreu devido às ações do estado paulista”, garantiu.

Edson finalizou afirmando que a Secretaria de Estado pretende ajudar os municípios com o Plano Municipal de Saneamento. “É o principal instrumento da política de saneamento que deve definir objetivos, metas e investimentos necessários à universalização dos recursos”. Após as palavras do secretário, a presidente da Sabesp explicou o papel da empresa rumo à universalização, demonstrando os desafios. De acordo com a presidente, no ritmo atual, a universalização dos serviços de água e esgoto ocorrerá somente no ano de 2060, considerando o investimento realizado nos últimos anos. “Se considerarmos o conjunto de investimentos realizados pela Sabesp ou pelo programa Água Limpa, não em cinquenta anos, mas em oito ou dez de trabalho, o estado de São Paulo conseguirá universalizar os serviços”, afirmou.

Para isso, é necessário um investimento de 255 bilhões de reais. “O saneamento ajuda a diminuir a mortalidade infantil. Segundo o governador Geraldo Alckmin, várias doenças que a cura ou a extinção dependem do saneamento, decorrem de água não tratada”, relatou Dilma. Como ação para atingir os objetivos, a Sabesp pretende acelerar e manter o nível de crescimento para que, até o final desta década, a empresa seja reconhecida como a que universalizou o saneamento em todos os municípios que trabalha. Fonte: Jornal O Serrano








BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br