Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de abril de 2011

SOS LAGOA OLHO D' ÁGUA (PE) - CONHEÇA O PROJETO DO HERBERT FERNANDES


CONHEÇA O BLOG DA LAGOA OLHO D' ÁGUA


A Lagoa Olho D'água, também conhecida como Lagoa do Náutico, está localizada no município de Jaboatão dos Guararapes - PE, na Região Metropolitana do Recife. Com um espelho d'água de aproximadamente 400 hectares, é a maior lagoa de formação de restinga em área urbana do Brasil, sendo duas vezes maior que a Lagoa Rodrigo de Freitas, do Rio de Janeiro. 

A Lagoa está situada na região conhecida como "Eixo do Desenvolvimento", entre as cidades de Recife e o Porto de Suape (Ipojuca - PE), tendo, dessa forma, grande potencial turístico (ainda não explorado),  econômico e  imobiliário.  O Governo do Estado estima que 50 mil pessoas vivam nas margens da lagoa e outras 150 mil num raios de até 2 
quilômetros.
 



Revitalização da Lagoa

Desde 2008, existem recursos de R$ 110 milhões, oriundos do PAC, para a revitalização da Lagoa Olho D'água. Mas as obras de urbanização estão totalmente atrasadas, ou melhor, sequer começaram 3 anos após a liberação dos recursos. O Governo do Estado,  através da Sec. das Cidades e da CEHAB,  também não disponibilizaram nenhum cronograma das obras.

Falta transparência

A principal dificuldade do Projeto é a falta de transparência. do Governo do Estado e da Secretaria das Cidades. Apesar de todo cidadão ter direito a receber as informações sobre quaisquer obras em andamento, consegui informações sobre a revitalização da Lagoa Olho D'água é tarefa árdua. As que disponibilizei aqui são frutos de anos de dedicação e persistência. Outro problema é que as empresas que foram contratadas para a elaborarem o projeto de urbanização (Project Projetos Técnicos LTDA e Diagonal Urbana e Cons. Ltda) não discutem com os moradores as melhores alternativas para o local, o que é contra as normas do PAC.


VISITE E CONHEÇA MAIS

Fonte: TRATA BRASIL.ORG.BR 






BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br