Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de novembro de 2011

PARABÉNS COMITÊ DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO RIO PARAÍBA DO SUL - CBHPS





Hoje o Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul completa 17 Anos.
 
O Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS), é um órgão colegiado instituído por Lei Estadual, adota a bacia hidrográfica como unidade de planejamento e gerenciamento. Tratando os recursos hídricos como bem público, de valor econômico, cuja utilização deve ser cobrada.

O CBH-PS foi o quarto órgão a ser instalado no Estado de São Paulo, criado através da Lei Estadual 9034/94 e instalado em 25 de novembro de 1994, é composto por: 36 Representantes dos três segmentos: Sociedade Civil, Estado e Prefeituras, 5 Câmaras Técnicas: Educação Ambiental e Mobilização Social, Cobrança, Institucional, Planejamento e Saneamento. Nesses anos de sua existência, o CBH-PS tem atuado e trabalha na DEFESA E CONSERVAÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO PARAÍBA DO SUL. 
 
O que é um Comitê de Bacia Hidrográfica?
 
É um colegiado com funções consultivas (emite pareceres), normativas (estabelece normas) e deliberativas (toma decisões), constituído através de um Decreto Estadual, composto pelo Poder Público Federal, Estadual e Municipal, usuários de água e sociedade civil organizada, com o objetivo de gerenciar aas águas da bacia onde atua. Todos os componentes dos Comitês têm as mesmas responsabilidades.

O Comitê de Bacia também é conhecido como o “Parlamento das Águas”, ou seja, um espaço de discussões e decisões no âmbito de cada Bacia Hidrográfica.
 
Como funciona um Comitê?
 
O Comitê reúne-se periodicamente segundo determina seu regimento, para tratar de questões inerentes à Bacia. É no funcionamento do Comitê que todos os representantes de entidades e governos podem discutir e manifestar suas opiniões, além de definir ações favoráveis à Bacia, Cidade ou Região.
 
Saiba mais sobre o CBH-PS pelo site - www.comiteps.sp.gov.br



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br