Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de novembro de 2011

XIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS - 27 NOV A 01 DEZ


Trabalho da Embrapa enfatiza a importância da sustentabilidade para a qualidade das águas em bacias hidrográficas na Amazônia Oriental‏


25.11.2011
O XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh, AL), de 27 de novembro a 1 de dezembro, em Maceió, AL, tem como tema principal “A Água no Mundo em Transformação”. No simpósio serão discutidas ações estruturantes para o enfrentamento das questões técnicas, científicas, econômicas, sociais e ambientais ligadas aos recursos hídricos.
O pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Ricardo Figueiredo irá apresentar trabalho sobre a sustentabilidade na agricultura e suas relações com a qualidade das águas em bacias hidrográficas na Amazônia Oriental.
Segundo ele, as boas práticas agrícolas, incluindo a conservação da vegetação ripária, são fundamentais para a sustentabilidade na agricultura, haja vista suas implicações na quantidade e de qualidade da água e respectivo uso múltiplo na sociedade.
Dessa maneira, também na Amazônia Brasileira onde a fronteira agrícola avança, os ecossistemas terrestres e aquáticos podem ser comprometidos em suas estruturas e funções, que incluem os fluxos de nutrientes, carbono e água”, diz Figueiredo.
O trabalho apresenta pesquisas científicas na Amazônia Oriental, que visam compreender alguns processos naturais de ecossistemas em áreas sob expansão agropecuária.
O pesquisador irá falar sobre as principais conclusões do seu trabalho, como a pecuária e cultivo de grãos em larga escala na região estudada tem potencial para alterar as características naturais de seus pequenos rios e igarapés; a agricultura familiar itinerante, cujo manejo resulta em muitas áreas de capoeira, ajuda na mitigação de impactos sobre rios e igarapés; se evitada a prática de derruba e queima, impactos indesejáveis sobre os cursos d'água serão mitigados; em pequenas bacias da Amazônia oriental, assim como em outras regiões as boas práticas agrícolas e a conservação da vegetação ripária são fatores de grande importância para a ciclagem hidrobiogeoquímica e a conservação do ecossistema aquático.

O Simpósio está sendo preparado para receber mais de 2 mil participantes de todas as regiões do país, como representantes da comunidade técnico-científica, usuários de recursos hídricos, a sociedade civil, agentes públicos, professores, pesquisadores, consultores, empreendedores, agentes privados, estudantes e interessados, com mesas redondas de variados temas, oito salas para apresentação simultânea dos 943 trabalhos científicos inscritos, feira de equipamentos e serviços para o setor de recursos hídricos, além das atrações turísticas e culinárias fartamente disponíveis na cidade de Maceió.

Além da ABRH e da Semarh/AL, outras instituições apoiam o evento, como: a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); a Usina Coruripe, a Braskem, Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal); Eletrobrás Distribuição Alagoas; Petrobras; Agência Nacional de Águas (ANA); a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Governo de Alagoas, entre outras empresas e instituições.

Cristina Tordin
Jornalista
Embrapa Meio Ambiente
19.3311.2608


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br