Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de abril de 2012

CIA ÁGUAS DO BRASIL - CAB, COMEÇA A OPERAR EM CUIABÁ (MT)



CAB Cuiabá começa a operar na segunda; meta é universalizar água até 2015



Da Redação
A CAB Cuiabá, nova empresa concessionária dos serviços de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto em Cuiabá, começa sua operação no dia 16 de abril. Absorvendo o quadro profissional da companhia municipal Sanecap, a CAB Cuiabá tem a meta contratual de universalizar o acesso à água tratada para 100% dos domicílios cuiabanos até 2015, nas 24 horas do dia. Já a coleta e o tratamento de esgoto doméstico deverão ser universalizados até 2022. Somente nos cinco primeiros anos de operação, o investimento em melhorias do sistema somará R$ 315 milhões.

“Nestes primeiros meses, iremos nos integrar à equipe da antiga Sanecap para avaliarmos a realidade que temos em Cuiabá. De forma paralela, os primeiros investimentos começam a ser feitos, porque temos muito trabalho a realizar para cumprir nossas metas”, observa o presidente da CAB Cuiabá, Ítalo Joffily.

Atualmente, 99% dos moradores da área urbana de Cuiabá são atendidos com o fornecimento de água potável, mas somente metade da população dispõe de água todos os dias nas torneiras. Apenas 39% do esgoto doméstico produzido são coletados na cidade, e somente 29% são tratados – o que significa que 70% do esgoto produzido pelos cuiabanos são despejados in natura no Rio Cuiabá.

A concessão
O contrato de concessão dos serviços de saneamento em Cuiabá tem duração de 30 anos, podendo ser prorrogado por igual período. Ao fim do contrato, patrimônio, bens, móveis e imóveis que passam a ser administrados pela CAB Cuiabá retornam ao Município.

O valor da conta de água será reduzido em 0,5% a partir do dia 16 de abril, quando a CAB Cuiabá começa a operar. Significa que quem consumir até 10 m³ por mês (volume equivalente a dez caixas de 10 mil litros) terá uma conta de R$ 19,80, por exemplo. Somente a partir de 2013 a empresa concessionária pode pleitear reajustes na tarifa de água, desde que autorizados pela Agência Municipal de Água e Saneamento (Amaes) da capital.

Saiba Mais
A CAB Cuiabá é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para administrar o serviço de saneamento de Cuiabá. Integra um grupo empresarial com experiência no setor – a CAB ambiental (Companhia Águas do Brasil), que soma 17 operações no Brasil, incluindo cinco em Mato Grosso, nas cidades de Alta Floresta, Canarana, Colíder, Comodoro e Pontes e Lacerda. A CAB ambiental por sua vez faz parte do Grupo Galvão, uma das cinco maiores companhias do setor de infraestrutura do Brasil.http://www.odocumento.com.br



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. ESTA CAB É UM LIXO, UMA VERGONHA, DESDE QUE ASSUMIU AQUI EM CUIABÁ FALTA AGUA A MAIS DE SEMANAS AQUI EM CASA, SÓ TRISTEZA, E QUANDO VOCÊ TENTA FALAR COM ELES, ELES DEIXAM VOCÊ ESCUTANDO UMA MUSIQUINHA MEIA HORA NO TAL DE 0800 SABE SÓ FALANDO COISA BOA DELES NOSSA, AQUI NO BAIRRO POÇÃO CAB=LIXO.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br