Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de abril de 2012

NO 39º ANIVERSÁRIO DA EMBRAPA MEIO AMBIENTE FOI LANÇADA A COLEÇÃO "ED. AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL"


Meio Ambiente é destaque de lançamento editorial na programação de aniversário da Embrapa
25.4.2012

Sustentabilidade. Esta é a palavra que durante o ano de 2012 norteará as ações e as estratégias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na busca de um desenvolvimento agropecuário cada vez mais verde. No mesmo momento em que o Brasil e os vários países do mundo se mobilizam para a Rio+20, também na Empresa a preocupação é com a evolução e com os rumos da pesquisa que deve apontar para a preservação e para o equilíbrio ambientais. Oferecer subsídios científicos que tragam clareza às tendências de futuro da agricultura brasileira e aos seus sistemas produtivos está entre as principais metas.

Nesse contexto, no dia 25 de abril, durante as comemorações do 39º aniversário da Embrapa, será lançada a coleção Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, editada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília,DF), com a coordenação técnica da pesquisadora Valéria Hammes, da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna,SP). A obra possui sete volumes temáticos, e é de autoria de profissionais de diversas formações e de várias instituições, as quais constituíram, de forma participativa, a sua proposta metodológica, baseada no princípio “ver-julgar-agir”, e a aplicaram ao mundo real, demonstrando sua utilidade e importância.

“O método foi aplicado em todas as Unidades da Embrapa”, conta a pesquisadora Valéria Sucena Hammes, lembrando que o objetivo da iniciativa era contribuir com a formação de multiplicadores ambientais “para o presente e para o futuro”. “Os multiplicadores do presente são as empresas, como as propriedades rurais, e, os do futuro, as redes de ensino, que, trabalhando juntos, cada qual em seu segmento, podem obter resultados diferentes e potencializar objetivos comuns, no cumprimento de suas funções sociais, ou seja, fazendo o que já fazem, adequando apenas algumas rotinas gradativamente, e melhorando o desempenho socioambiental de ambas. Assim, é possível atingir a meta da educação ambiental da ECO92, e formar uma sociedade sustentável. Isto é muito importante para a área agrícola, onde ainda se observam conflitos, em vez de agregação de valor aos negócios do meio rural.

A coleção vem subsidiar a viabilidade de formação de comunidades, e até de sociedade sustentável. Seus dois primeiros volumes tratam de conceitos e da metodologia macroeducação, aos quais se seguem três volumes de natureza informativa, relacionados ao “ver, julgar e agir”, e, por último, vêm os dois volumes aplicativos, para orientar o fortalecimento da cidadania e o desenvolvimento da responsabilidade socioambiental de empresas e de escolas. Os indicadores são comuns e podem ser correlacionados a empresas/empresas e entre empresas e escolas, pois tratam da eficácia da quantidade de pessoas conscientizadas, da eficiência do tempo de resposta de cada etapa e da efetividade na obtenção de melhorias significativas.

Para Valéria Hammes, a educação ambiental tratada dessa forma é um trabalho por etapas, de conquistas que dependem do aprimoramento da percepção ambiental das cadeias produtivas envolvendo produtores, técnicos e consumidores, em sua maioria das áreas urbanas.


Rio +20 – Na opinião da editora técnica da Coleção Educação Ambiental, a coincidência do lançamento da obra com a Rio+20 – um dos eventos mais importantes da pauta internacional para discutir desenvolvimento sustentável e pactuação de compromissos e metas dos países –, reforça a ideia de que é fundamental ter uma agricultura sem conflitos e focada na preocupação crescente de produzir sem degradar o meio ambiente, por meio de uma economia verde. “O conflito se dá pela falta de entendimento de que meio ambiente é, na verdade, uma grande oportunidade de negócio para o setor de produção de alimentos, pois somente este setor produtivo pode atuar como serviço ambiental ao mesmo tempo em que produz. Urge formar essa comunidade sustentável por meio da educação ambiental. Afinal, somos todos consumidores de alimentos, seja na empresa, seja na escola, agricultores, pais e alunos. O que, com essa coleção, a Embrapa demonstra já ser viável”, comenta.


ServiçoLançamento Coleção Educação Ambiental – dia 25 de abril, às19h, no Ginásio de Esportes da Embrapa Sede (Parque Estação Biológica, Av. W3 Norte – Final, Brasília-DF)

Redação
Kátia Marsicano – 03645 Mtb/JP
Embrapa Informação Tecnológica
Brasília – DF
katia@sct.embrapa.br
Colaborou Cristina Tordin – 28499 MTb/JP
Embrapa Meio Ambiente
Jaguariúna, SP


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br