Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de maio de 2012

ABRAÇO À REPRESA DE GUARAPIRANGA (SP) NO LIMPA BRASIL LET's DO IT



Mobilização em São Paulo alerta população 

sobre destinação correta do lixo

Um grande abraço coletivo marcou no domingo (27) o início de uma mobilização na capital paulista para conscientizar a população sobre o descarte de resíduos sólidos. Cerca de 100 voluntários de mãos dadas abraçaram a Represa de Guarapiranga antes de partirem para a coleta do lixo na área. Com o uso de caiaques e auxiliados por profissionais da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) parte dos voluntários percorreu as margens da represa para coletar o material e outros andaram nas imediações.
O projeto, chamado no país de Limpa Brasil Let’s Do It, nasceu na Estônia e já se espalhou por 140 países. Foi trazido ao país pela empresa Atitude Brasil, com a colaboração da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura Unesco), e já passou pelo Rio de Janeiro, por Brasília, Goiânia, Campinas, Mauá, Santo André, Diadema e São Bernardo do Campo. No total, foram recolhidas 704 toneladas de material reciclável. Em São Paulo, o movimento escolheu 97 ecopontos, postos destinados a receber todo o material reciclável coletado pelos voluntários. Entre eles estão a Represa de Guarapiranga e a comunidade de Paraisópolis.
De acordo com a coordenadora do programa, Marta Rocha, o Limpa Brasil Let’s do it!, é uma ação mundial de cidadania que, no Brasil, quer chamar a atenção para a necessidade de descartar o lixo em locais adequados. “Queremos mudar a educação da população com relação a jogar o lixo na rua e mostrar que fazendo isso deixamos de voltar para o mercado produtos que poderiam ser reaproveitado e hoje estão indo para o meio ambiente.”
Marta explicou que a represa foi escolhida para o abraço simbólico devido à importância para a cidade, já que o manancial é o responsável pelo abastecimento de água de São Paulo e por diariamente ser recolhida uma grande quantidade de lixo jogada pela própria população. “Só querermos alertar as pessoas sobre quanto problema podemos gerar par a saúde fazendo esse descarte incorreto do lixo”.
O assessor da diretoria metropolitana da Sabesp, Hélio Rubens Figueiredo, disse que a empresa coleta diariamente 20 metros cúbicos de lixo, o que corresponde a um caminhão-caçamba grande. As equipes usam dez barcos que percorrem as barreiras e margens. Entre o lixo coletado podem ser encontradas até geladeiras, computadores e máquinas de lavar, por exemplo. Além disso, 11 barreiras nos córregos que desaguam na represa ajudam a evitar que o lixo invada as águas.
“O reservatório é extremamente importante para a cidade porque abastece cerca de 3 milhões de pessoas. A população precisa ser conscientizada de que sua participação é essencial para manter nossos mananciais e ter meio ambiente de melhor qualidade”, destacou.
Em Paraisópolis, participaram cerca de 200 voluntários. Eles percorreram as ruas da comunidade para alertar os moradores. O líder comunitário, Gilson Rodrigues, ressaltou que a ação é importante também porque um dos objetivos é montar uma central de triagem de material reciclável no bairro, para gerar emprego e renda no local. “O projeto é um passo rumo ao nosso objetivo. Nós plantamos uma semente nesse sentido quando falamos da importância do reaproveitamento e do cuidado com o lixo”, ressaltou Rodrigues. (Fonte: Flávia Albuquerque / Agência Brasil) - CLIPPING AMBIENTE BRASIL

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br